Monty Williams sobre pouco tempo de quadra de Ayton: “assunto interno”

Treinador do Suns dá resposta enigmática sobre a baixa minutagem do jovem pivô no jogo 7 contra o Mavs

Monty Williams Ayton Fonte: Christian Petersen / AFP

Visivelmente chateado, o técnico Monty Williams deu uma resposta seca e enigmática quando questionado sobre o pouco tempo de quadra de Deandre Ayton. É que o jovem pivô do Phoenix Suns atuou por apenas 17 minutos no sétimo e decisivo jogo da série contra o Dallas Mavericks, realizado nesse domingo (15). Com um desempenho sofrível, o time do Arizona perdeu por 123 a 90 e, dessa forma, foi eliminado dos playoffs diante de sua torcida.


“Esse é um assunto interno,” afirmou Williams. Assim, a resposta do treinador dá margem para várias interpretações. De acordo com o perfil Mr.ORNG, apresentador do The Inferno: A Phoenix Suns Podcast, o comandante do Suns e Ayton discutiram assim que o pivô foi substituído, no começo do terceiro período. Williams teria perguntado ao jogador: “o que você disse”?

Posteriormente, dois assistentes técnicos tiveram que ficar entre eles para evitar que as coisas piorassem. Depois do episódio, Ayton não voltou mais à quadra. Assim, ele deixou o jogo com cinco pontos e quatro rebotes.

Publicidade

Além do assunto “Ayton”, Monty Williams falou sobre a partida abaixo da crítica feita por sua equipe. Entre outras coisas, o treinador assumiu a responsabilidade pelo fracasso do Suns.

“Antes de mais nada, eu sei que o meu time não queria ter jogado da maneira que jogou hoje. Então, basicamente, fizemos o nosso pior jogo na temporada. Não estivemos à altura do jogo 7. Enfim, a culpa é minha, sou o responsável pela montagem do time. Eu parabenizei o Jason (Kidd) e disse a ele: ‘vocês nos pegaram.’ Enfim, eles (Mavs) chutaram as nossas bundas. É assim que é a vida”, finalizou.

Publicidade

Leia Mais! 

Monty Williams é eleito técnico do ano na NBA
Monty Williams vê Ayton sem extensão como “fracasso pessoal”
Suns está relutante em oferecer extensão contratual máxima para Deandre Ayton

Já o astro Devin Booker citou a questão mental quando perguntado sobre o companheiro de equipe. No entanto, evitou comentar a situação contratual de Ayton.

“Eu me importo com ele como um irmão, mas a sua situação de contrato é entre ele e a direção da franquia. É meio difícil prever o futuro de tão longe. No momento, quero me certificar de que ele esteja bem mentalmente”, afirmou Booker.

Publicidade

Por fim, vale dizer que Ayton foi o único jogador do Suns a não conversar com a imprensa após a eliminação.

Futuro de Ayton

Deandre Ayton será agente livre restrito nesta offseason, ou seja, poderá receber ofertas de qualquer time da NBA, mas com o Suns podendo cobri-las. Todavia, o jogador de 23 anos e a franquia não alcançaram um acordo quanto à extensão prévia. No ano passado, a direção do Suns não aceitou pagar o valor que Ayton desejava: o máximo, no caso, US$172 milhões por cinco temporadas.

Publicidade

Recentemente, outros atletas selecionados no Draft de 2018 conseguiram extensões máximas com suas respectivas equipes. Foram os casos de Luka Doncic (Dallas Mavericks), Trae Young (Atlanta Hawks), Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Michael Porter (Denver Nuggets).

Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Suns considera que Ayton, primeira escolha do recrutamento daquele ano, não merece a extensão máxima.

Dessa forma, o futuro de Ayton pode ser longe de Phoenix. No entanto, o Suns não vai querer perder o pivô “de graça”. Por isso, é bem possível que feche uma sign-and-trade, ou seja, Ayton assina o novo contrato e é trocado. Além disso, Phoenix receberia um ou mais ativos na negociação.

Publicidade

Na série contra o Mavs, Ayton foi passivo em quadra em diversos momentos. Ainda assim, ele conseguiu médias de 15.7 pontos e 8.1 rebotes. Além disso, o pivô não alcançou o duplo dígito em pontuação em duas partidas do confronto. Já na fase regular, o atleta bahamense teve médias de 17.2 pontos e 10.2 rebotes, em 58 partidas.


Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Publicidade

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários