76ers x Suns pode ajudar a definir MVP e muito mais

Partida entre líderes de conferência acontece neste domingo, às 19h (horário de Brasília)

76ers Suns definir MVP Fonte: JESSE D. GARRABRANT/AFP

Neste domingo acontece um dos jogos mais importantes da temporada 2021-22 da NBA. Os líderes das conferências Leste e Oeste se encontram naquela que pode ser uma prévia da final. O Philadelphia 76ers vai até o Arizona enfrentar o Phoenix Suns e partida pode ajudar a definir o prêmio de MVP.

O Sixers tornou-se líder do Leste sem jogar na noite de sábado. Após a quarta derrota consecutiva do Miami Heat, o time da Pensilvânia assumiu o primeiro posto, embora restem nove partidas a serem realizadas. Além de o Heat entrar em uma sequência terrível, o Milwaukee Bucks perdeu para o Memphis Grizzlies. Os atuais campeões dividiam com o 76ers o segundo lugar da conferência. Joel Embiid aparece como o principal candidato ao MVP, mas as coisas ainda podem mudar e o jogo de hoje tornou-se um dos mais aguardados.

Já o Suns, vem de nove vitórias nos últimos dez jogos e confirmou a melhor campanha da temporada. Apesar de Chris Paul não ter atuado em várias partidas por lesão no último jogo antes do All-Star Game, Devin Booker comandou a equipe de Phoenix com maestria. No entanto, Paul pouco foi lembrado em conversas para o MVP, enquanto Booker só passou a figurar no top 5 recentemente.

Então, se existe uma chance de Booker poder brigar pelo MVP, a oportunidade é diante do Sixers.

Embiid lidera corrida para o MVP

Há alguns dias, conversei com o Gustavo Lima, o Xará aqui do Jumper Brasil, sobre qual seria a única possibilidade de Joel Embiid ser o MVP. E foi justamente isso: o Philadelphia 76ers precisa ser o primeiro do Leste. A chegada de James Harden poderia ajudar ou atrapalhar, ao mesmo tempo. Não que Harden seja ruim de grupo ou “fominha” por protagonismo. Longe disso, até porque o astro afirmou recentemente que o camaronês merece o prêmio. Porém, torna-se obrigatório o 76ers ser esse líder de conferência porque o time adicionou um Hall da Fama. Quando o Sixers era o terceiro sem Ben Simmons, a narrativa era outra. Era Embiid levando o time aos primeiros lugares sem um All-Star ao lado.

Se você tem um HOF ao seu lado e faz toda a cartilha para ser MVP, o segundo ou terceiro lugar, talvez, não sejam suficientes para convencer os votantes. Estamos falando de critérios que a NBA utiliza há décadas e são indicativos na hora de decidir. Portanto, sem isso, é difícil eleger alguém.

Embiid tem tudo para vencer, mas depende muito de confrontos diretos. Suns x 76ers, por exemplo, é um que pode ajudar a definir o MVP.

Nikola Jokic?

Nikola Jokic, atual MVP, faz outra temporada espetacular, coloca números credíveis para justificar uma votação, mas a campanha do Denver Nuggets não é boa o bastante. Sim, tem o fato de ele liderar uma equipe sem outros dois cestinhas, porém voltamos na premiação de Steve Nash em 2005-06. Naquela ocasião, o Phoenix Suns de Nash ficou em terceiro no Oeste, mas LeBron James, Dirk Nowitzki e, especialmente, Kobe Bryant, foram melhores, individualmente melhores. Nash venceu o prêmio no ano anterior e era o time mais “popular” pelo estilo de jogo. O terceiro lugar bastou.

O Nuggets é apenas o sexto e ainda pode ser ultrapassado pelo Minnesota Timberwolves e ter de disputar o play-in. Ou seja, só uma sequência de milagres daria o MVP a Jokic. De novo, historicamente falando, embora Russell Westbrook tenha sido eleito (único em todos os tempos) com a mesma posição na conferência. Mas, até aquele momento, havia a narrativa dos triplos-duplos, que acabou caindo nos anos seguintes. Westbrook teve outras campanhas com dígitos duplos em três categorias, mas não passou perto de repetir a premiação.

Não entenda errado: Jamal Murray, Michael Porter e Jokic poderiam fazer o Nuggets melhor, mas teria campanha superior a Phoenix Suns, Memphis Grizzlies ou Golden State Warriors? Talvez, sim. É suposição pura, claro. Só que é algo a ser ponderado.

Jogo entre Suns x 76ers pode ajudar a definir MVP

De um lado, Devin Booker e Chris Paul. Do outro, Joel Embiid e James Harden. Além de Embiid, nenhum dos três chegou a ser considerado um vencedor do prêmio. Apesar de Harden ter feito números razoáveis no Brooklyn Nets, era Kevin Durant quem era lembrado por lá. Aliás, Durant era “o cara” para vencer o MVP antes do início da temporada. Paul se machucou quando criava-se alguma tração para ele ter seu nome falado, enquanto absolutamente ninguém (incluindo eu) achava que Booker poderia entrar na briga. Mas entrou.

É fundamental para Booker ser dominante e o Suns sair com a vitória para ter fundamento e superar jogadores como Giannis Antetokounmpo ou Nikola Jokic na votação. O Suns já tem esse primeiro lugar disparado. Bater o 76ers, em casa, com uma grande performance, o coloca diretamente na luta.

A partida entre Suns x Sixers pode ter uma relevância muito importante por diversos motivos: são os líderes de suas conferências, um triunfo aqui ajudaria na narrativa e, por fim, em um divisor de águas. Algo como “desde a vitória sobre o adversário, o time se mostrou encorpado e pronto para disputar o título”. Afinal, os playoffs estão chegando.

No entanto, o jogo não será transmitido para o Brasil, apenas pelo League Pass, às 19h (horário de Brasília).

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET

Últimas Notícias

Comentários