Como reserva no Lakers, Russell Westbrook conquista marca inédita na carreira

Aos 34 anos, armador tem sido mais consistente saindo do banco

reserva lakers russell westbrook Fonte: Andrew D. Bernstein/ AFP

Astro, Russell Westbrook não entendeu o momento que vivia em sua carreira e, no Los Angeles Lakers, se tornou reserva. Ele questionou o técnico Darvin Ham, reclamou que se machucou ao não entender como funcionaria na prática, mas as coisas mudaram. E foram para melhor.

Para ter uma ideia do sucesso repentino de Westbrook saindo do banco, ele não cometeu nenhum erro de ataque nos últimos dois jogos, algo inédito em sua carreira. Como resultado, o Lakers venceu as duas sobre Portland Trail Blazers e Milwaukee Bucks. Mas os números mostram uma evolução com a decisão de Ham, que sempre afirmou ter um plano para o atleta.

Publicidade

Nas últimas nove partidas, o time californiano venceu sete. Ainda está longe de entrar na zona de classificação direta aos playoffs, mas o recente crescimento de produção também passa pelo armador. Os números mostram que o Lakers se tornou competitivo após a mudança de Russell Westbrook para a reserva.

O jogador, de 34 anos, foi titular em três partidas, o que resultou em 10.3 pontos, 4.3 assistências e aproveitamentos de 28.9% nos arremessos de quadra e pífios 8.3% nos de três. Por outro lado, do banco, sua produção pulou para 15.8 pontos e 7.9 assistências. Mas tudo isso também teve influência nas tentativas, que cresceram para 42.4% e 34.7%, respectivamente.

Publicidade

Leia mais

Mesmo quando LeBron James ficou fora por cinco jogos consecutivos, Ham manteve o camisa 0 saindo do banco. De acordo com o treinador, utilizar o veterano em uma função secundária seria mais “saudável” para o que a equipe pretende na temporada. E foi justamente na ausência de James que o Lakers se transformou.

Sem o então principal nome da franquia nos últimos anos, Anthony Davis se tornou o jogador que nunca havia “aparecido” em Los Angeles. O Lakers vem de sete triunfos em nove jogos, após uma sequência de cinco derrotas. Quando LeBron voltou, Westbrook seguiu com suas funções, enquanto Davis se tornou o alvo no ataque.

Publicidade

Especulações sobre trocas

Desde a última temporada, Westbrook sempre esteve envolvido em rumores de que seria trocado. De fato, a direção não só pensou no assunto, mas ofereceu o jogador para diversas equipes. O resultado, entretanto, foi sempre o mesmo: o armador perdeu valor de mercado e seu salário afasta qualquer chance de negociação.

Recentemente, o Indiana Pacers e o Lakers tiveram conversas avançadas, mas a direção da equipe de Los Angeles rejeitou. De acordo com os repórteres Shams Charania, Sam Amick e Jovan Buha, do portal The Athletic, Westbrook iria para o Pacers, ao lado de duas escolhas de primeira rodada do Draft (2027 e 2029). Em contrapartida, o Lakers receberia Buddy Hield e Myles Turner.

Publicidade

Não que a troca esteja totalmente descartada, mas Ham quer ver mais do trio Davis, LeBron e Westbrook antes de a direção tomar uma decisão final. A ideia ainda existe, até pelo fato de que, se o Pacers receber Westbrook, vai abrir US$47 milhões em sua folha salarial para a próxima temporada.

Outro entrave, talvez, esteja no fato de o Pacers fazer uma boa campanha, com o quinto lugar no Leste.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários