WSL terá premiações iguais para homens e mulheres a partir de 2019

‘E um enorme avanço em nossa estratégia de levar o surfe feminino a um novo patamar’, declara Sophie Goldschmidt, CEO da WSL, sobre a novidade na competição

WSL anuncia premiações iguais para homens e mulheres em 2019
WSL / Cestari

Escrito por

Nesta quarta-feira foi anunciado um avanço na igualdade de gênero no esporte: a Liga Mundial de Surfe (WSL na sigla em inglês) anunciou que as premiações serão as mesmas, para homens e mulheres, a partir do Mundial de 2019. A iniciativa foi divulgada junto ao calendário do ano que vem, que também teve mudança e vai começar em abril.

— Esse é um enorme avanço em nossa estratégia de levar o surfe feminino a um novo patamar e estamos empolgados em assumir esse compromisso ao anunciar nosso cronograma de 2019. Esta é a mais recente de uma série de ações que a Liga se comprometeu a tomar em relação a nossas atletas, desde competir nas mesmas ondas de qualidade que os homens até receber mais investimento e apoio — declarou a CEO da WSL Sophie Goldschmidt.


A repercussão e o apoio dentre os atletas foi positiva para a iniciativa. A australiana Stephanie Gilmore, hexacampeã mundial destacou a importância da medida:

— O prêmio em dinheiro é fantástico, mas a mensagem significa ainda mais. Espero que isso sirva de exemplo para outros esportes, organizações globais e para a sociedade como um todo.

A medida, que muda uma situação histórica de premiações menores para mulheres em esportes também teve uma repercussão positiva por parte do americano Kelly Slater, que tem 11 títulos mundiais.

— As mulheres do circuito merecem essa mudança. Me orgulha que o surfe esteja optando por liderar o esporte na busca por igualdade e justiça. As mulheres que participam da WSL são tão comprometidas com seu trabalho quanto os homens e devem receber a mesma premiação. O surfe sempre foi um esporte pioneiro, e esse é um exemplo disso — declarou o surfista.

Para 2019 as mudanças não param. A data de início do circuito será diferente dos anos anteriores, agora será em abril, não mais em março, na Gold Coast, Austrália. O encerramento permanece em dezembro, no Havaí. Outra novidade é o fim da sequência de três eventos na Austrália, que agora terá um intervalo entre as etapas de Gold Coast e Bells Beach. O circuito irá, então, para Bali e depois volta à Margaret River, para a disputa da quarta etapa do Mundial.

— É um prazer anunciar um cronograma diversificado que vai desafiar os melhores surfistas do mundo ao longo do ano. Margaret River tem sido uma parada importante no circuito e tivemos a infeliz circunstância de cancelar o evento da última temporada devido à intensa presença de tubarões na área. Trabalhando com nossos surfistas, parceiros e comunidade local, mudamos as datas do evento de Margaret River para garantir a melhor chance de termos condições ideais — declarou Kieren Perrow, comissário da WSL.

Confira o calendário do Circuito Mundial de Surfe de 2019:

MASCULINO
3 a 13 de abril - Gold Coast, Austrália
17 a 27 de abril - Bells Beach, Austrália
13 a 24 de maio - Bali, Indonésia
27 de maio a 07 de junho - Margaret River, Austrália
20 a 28 de junho - Saquarema, Brasil
9 a 22 de julho - Jeffreys Bay, África do Sul
21 de agosto a 01 de setembro - Teahupoo, Taiti
19 a 22 de setembro - Surf Ranch, Califórnia, Estados Unidos
03 a 13 de outubro - Hossegor, França
16 a 28 de outubro - Peniche, Portugal
8 a 20 de dezembro - Pipeline, Havaí

FEMININO
3 a 13 de abril - Gold Coast, Austrália
17 a 27 de abril - Bells Beach, Austrália
13 a 24 de maio - Bali, Indonésia
27 de maio a 07 de junho - Margaret River, Austrália
20 a 28 de junho - Saquarema, Brasil
9 a 22 de julho - Jeffreys Bay, África do Sul
19 a 22 de setembro - Surf Ranch, Califórnia, Estados Unidos
03 a 13 de outubro - Hossegor, França
16 a 28 de outubro - Peniche, Portugal
25 de novembro a 07 de dezembro - Maui, Havaí

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter