Polícia da Espanha desmantela laboratório de doping e apreende três milhões de doses de drogas

Operação prendeu 21 pessoas da rede de vendas de medicamentos para aumentar desempenho de atletas, que funcionava em escala industrial

Comitê de Conformidade da Wada recomenda “forte punição” à agência russa antidoping (Crédito: AFP)
Doping é um dos grandes problemas do esporte por todo o mundo (Crédito: AFP)

Escrito por

Uma rede de venda de produtos para doping que atuava em "escala industrial" foi desmantelada pela polícia na Espanha, de acordo com informações do site da revista 'Cycling Weekly'. A operação, que fez 20 buscas em diversas cidades do país, prendeu 21 pessoas e três milhões de doses de drogas para aumentar o desempenho de atletas.

+ Veja a tabela da Libertadores e simule os próximos jogos 

Além disso, foram apreendidos 65kg de ingredientes ativos que poderiam criar mais 38 milhões de medicamentos. De acordo com a polícia, o laboratório tinha estrutura para produzir uma tonelada de drogas dopantes por ano e 30 tipos de medicamentos para aumentar performances.

Esta é a terceira operação para impedir a comercialização de medicamentos para doping realizada com sucesso pela polícia na Espanha. Em fevereiro, uma ação prendeu um vendedor na Catalunha e apreendeu 1,6 milhão de doses no valor de 1 milhão de euros (R$ 6,34 milhões).

Uma operação em janeiro desmantelou uma grande rede criminosa que vendia doses para todo o mundo. Foram apreendidas em uma clínica em Càdiz, no sudoeste da Espanha, 850 seringas pré-cheias de EPO, além de outros medicamentos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter