Papo com Helio Castroneves: ‘Todas as atenções estão voltadas para Daytona’

Brasileiro segue preparação para a etapa de abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2022

Helio Castroneves está pronto para a abertura da temporada (Foto: LAT IMAGES/IMSA)
Helio Castroneves está pronto para a abertura da temporada (Foto: LAT IMAGES/IMSA)

Escrito por

Olá, amigos, tudo bem?

Espero que todos estejam com as baterias recarregadas nesse início de ano para enfrentar os desafios diários. Há sempre um sentimento de esperança nesse período e meu desejo é que essa motivação perdure ao longo dos 12 meses do Ano Novo.

Para mim, depois de um descanso entre Natal e o Ano Novo, já no dia 3 de janeiro estava dentro de um avião para cumprir o primeiro compromisso do ano. Ao longo dos próximos dias, praticamente todas as atividades da minha agenda apontam para Daytona Beach, cidade da Flórida, banhada pelo Oceano Atlântico, onde fica o sensacional Daytona International Speedway.

Embora as atividades de pista, objetivamente falando, só comecem no dia 21 de janeiro, a importância dessa prova de abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship exige uma preparação especialíssima. Tentando fazer uma comparação, a Rolex 24 at Daytona está para o campeonato dos protótipos e GTs, assim como a Indy 500 está para a IndyCar.

O período de preparação para a Rolex 24 at Daytona é longo. Além do trabalho individual de cada equipe, há o treino coletivo para todas as equipes inscritas, que é o Roar Before the Rolex 24, de 21 a 23 de janeiro.

A dinâmica do Roar atualmente é diferente. Antes, acontecia na primeira semana do ano, o que significaria dizer que estaríamos na pista já a partir de sexta-feira agora. E era somente treino livre. Agora, para encurtar a permanência das equipes em Daytona, o Roar acontece exatamente uma semana antes e ganhou importância, pois é dessa prática que sai o grid da prova de 24 horas.

No dia 21, sexta-feira, é só treino, num total de quatro horas de pista aberta. O sábado é dedicado a mais três horas de treinos e ao Qualifying, que determina a posição de largada para o domingo, quando temos um Warmup de 20 minutos e a Motul Pole Award 100, prova de 100 minutos, que define o grid.
Cumprida essa fase, voltaremos à pista para treinos nos dias 27 e 28. E no sábado, 29, teremos a largada para prova de 24 horas às 15:40, no horário do Brasil. Mas sobre a prova, a preparação da Meyer Shank Racing e o acerto do Acura ARX-05 DPI eu vou falar mais para a frente. Por agora, posso adiantar que nosso quarteto será formado pelo Simon Pagenaud, Oliver Jarvis, Tom Blomqvist e o Castroneves aqui.

Forte abraço a todos e até semana que vem!

* Helio Castroneves, especial para o LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter