Strava divulga relatório sobre atividades físicas em 2021

Análise de 1,8 bilhão de uploads de atividades na maior plataforma esportiva do mundo mostra continuidade no crescimento da prática de esportes nos últimos 12 meses

Relatório da Strava mostra crescimento das atividades físicas em 2021. (Divulgação/Gulherme Leporace).jpeg
Relatório da Strava mostra crescimento das atividades físicas em 2021. (Divulgação/Gulherme Leporace)

Escrito por

O Strava, a maior plataforma esportiva do mundo, com mais de 95 milhões de atletas, dos quais mais de 12 milhões de brasileiros, divulgou seu relatório anual de dados “O ano esportivo” (Year in Sport). O documento mostra que o boom dos esportes na era pandêmica não traz sinais de desaceleração. Muito pelo contrário. O esporte aparece como uma forma de escape para as pessoas, após longos períodos de isolamento social. O relatório também mostra como eventos climáticos extremos afetaram o comportamento dos atletas em todo o mundo.

O segundo semestre de 2021 marcou o retorno gradual de alguns eventos, algo muito esperado dentro da comunidade esportiva. Mas, a demanda pela prática de atividades físicas se manteve em alta, mesmo antes desse retorno. O número de publicações de corrida e pedalada no Brasil cresceram 1,4x, quando comparado ao ano anterior. Já as versões virtuais ou indoor das mesmas atividades cresceram 1,3x e 1,1x, no mesmo período. Natação cresceu 1,8x e yoga 1,9x, sendo o grande destaque de crescimento, por aqui, o treino funcional, com 2,2x mais atividades publicadas em 2021 do que em 2020.

Seja para atividade física, ou para deslocamento, a caminhada também cresceu no Brasil, na ordem de 1,6x. E aqui os destaques foram os mais velhos. 52% das pessoas com mais de 70 anos postaram caminhadas no Strava, assim como 49% das de 60 a 69 anos. Outras faixas etárias, como as pessoas de 50 a 59 anos (45%), 40 a 49 (44%), 30 a 39 (42%) e 18 a 29 (38%) também tiveram altos índices de atividades de caminhadas publicadas na plataforma. Os brasileiros caminham em média 3 horas por semana, mesmo tempo médio que os alemães, mais do que os canadenses (2,9h), australianos (2,7h) e americanos (2,5h), mas menos do que os espanhóis (3,7h), britânicos (3,5h), indianos (3,3h) e franceses (3,2h).

Globalmente falando, as publicações no Strava continuaram subindo em um nível recorde e a plataforma alcançou marcas como as mais de 37 milhões de postagens por semana, totalizando 1,8 bilhão de uploads públicos nos últimos 12 meses. O aumento de 38% na atividade de uploads deste ano segue o aumento de 1,1 bilhão de uploads em 2020 (um aumento de 33% em relação a 2019). O Strava deu as boas-vindas a 2 milhões de novos atletas por mês em sua comunidade global, que coletivamente registrou mais de 33 bilhões de quilômetros este ano.

“Mesmo enquanto a comunidade esportiva global passava por mais um ano de interrupções e restrições pandêmicas, vimos um desejo persistente dos atletas de permanecerem conectados e manterem um ao outro ativo. Atletas de todos os países registraram e compartilharam suas corridas, pedaladas e caminhadas na hora do almoço. E, por sua vez, a comunidade se encorajou ao distribuir 9,6 bilhões de kudos“, afirma Michael Horvath, CEO do Strava. “Todos os esforços contam para o Strava, e nossa equipe está entusiasmada em fornecer uma plataforma para quem deseja se conectar com outros atletas, encontrar novos lugares para ser ativo, definir metas para si, criar clubes e desafiar seus amigos. O Strava está empenhado em criar um impacto positivo nas áreas que são importantes para nós e para os nossos atletas: alterações climáticas, racismo, equidade e inclusão no esporte”, acrescenta Horvath.

Começar o ano com uma meta faz a diferença. Uma das melhores maneiras de se manter motivado é criar uma meta conjunta com outras pessoas

Os atletas que estabeleceram uma meta para o ano novo foram 2 horas mais ativos em janeiro do que aqueles que não fizeram.
Metade de todos os participantes dos Desafios em Grupo carregou mais atividades nos 30 dias após o início de um desafio do que nos 30 dias anteriores.
Desde o seu lançamento em maio, a renovada guia Mapas do Strava gerou mais de 120 milhões de rotas sugeridas para ciclistas, corredores e caminhantes explorarem.
O total de membros de clubes no Strava cresceu 37%, além de um grande aumento em relação ao ano passado.
Mais de 189.000 novos clubes foram criados na Strava este ano.
O clima extremo e a qualidade do ar afetam o comportamento do atleta em todo o mundo
Durante as nevascas do Texas (EUA) e a crise de energia em fevereiro, houve uma redução de -57% nas atividades ao ar livre nestas localidades.
Durante a onda de calor em Oregon (EUA), durante o verão, as atividades ao ar livre caíram -23%.
Durante a tempestade de neve em Madrid (ESP), em janeiro, e as inundações em Nagano (JAP), em agosto, as atividades indoor aumentaram 55% e 56%, respectivamente.

Números da comunidade do Strava em 2021:
Mais de 95 milhões de atletas no mundo.
Cerca de 2 milhões de novos atletas se juntam a cada mês.
1,8 bilhões de uploads de atividades nos últimos 12 meses.
33 bilhões de quilômetros percorridos.
189 mil de clubes criados no Strava.
9,6 bilhões de Kudos dados.

Baixe o relatório completo “O ano esportivo”

Sobre o Strava

O Strava é a principal plataforma para atletas e a maior comunidade esportiva do mundo, com mais de 95 milhões de atletas em 195 países. Se você sua, você é um atleta, e os aplicativos móveis e o site do Strava conectam milhões de pessoas ativas todos os dias. O Strava oferece aos atletas maneiras simples e divertidas de se manter motivados e competir entre si e contra os outros sem ter que estar no mesmo lugar ao mesmo tempo. Todos os atletas pertencem ao Strava, não importa onde vivam, que esporte amam ou que dispositivo usam. Junte-se à comunidade e aproveite ao máximo o seu esporte com uma assinatura do Strava. (Iúri Totti)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter