Arremessos de LeBron James podem causar eliminação do Lakers

Por enquanto, astro de Los Angeles errou todas as dez tentativas do perímetro na decisão do Oeste

Arremessos LeBron James Lakers Fonte: MATTHEW STOCKMAN / AFP

Não é a primeira vez que falo disso, mas os arremessos de três de LeBron James podem causar grandes problemas para o Los Angeles Lakers. Até o momento, em dois jogos, o astro errou todos os dez que tentou do perímetro.

Mas não é que James esteja tentando arremessar de qualquer jeito. Mesmo sem marcação em diversos lances ele não está acertando, o que coloca o Lakers em risco. Enquanto ele possui aproveitamento de 51.4% nos arremessos gerais, o jogador segue arriscando de longa distância.

Aliás, as performances do Lakers como um todo no perímetro, não são vexatórias. Passam longe disso, mas não consegue competir com o Denver Nuggets. Por enquanto, Los Angeles converteu 35.2% de suas tentativas de três. É acima do que fez durante a fase regular, quando acertou 34.6%, mas não consegue bater de frente com o volume de Denver.

Publicidade

Além de arremessar bem mais, o Nuggets já converteu 41.4% das tentativas. Então quando a gente fala de volume, a equipe do Colorado já acertou 29 em 70. Ou seja, ganha nesse volume e ganha também, no aproveitamento.

Só nesse quesito o Nuggets tem 30 pontos a mais do que o Lakers na série, mas a resposta não pode ser a mesma do Phoenix Suns. Para quem não se lembra, nas semifinais de Conferência, devia converter o 16 bolas em 37 tentativas enquanto o Suns acertou sete em 23. Então, para a segunda partida, a equipe de Phoenix tentou igualar no volume e não deu certo. Portanto, não é por aí que Los Angeles vai vencer.

Publicidade

Leia mais

Mas parece que LeBron James não se importa em tentar vários arremessos de três, enquanto o Lakers está perdendo. Foi assim nas séries contra o Memphis Grizzlies e Golden State Warriors. Foram apenas oito acertos em 41 a tentativas na primeira rodada. Ou seja, 19.5% de aproveitamento.

Depois, contra o Warriors, ele foi bem melhor, mas ainda longe do ideal: 33.3% em 13 de 39. Agora, contra o Nuggets, zero em dez. Para piorar sua situação, ele errou as últimas 20 tentativas do perímetro em quatro períodos nos playoffs.

Apesar de uma performance ruim no quesito, seus colegas me incentivam a arremessar de longa distância. Austin Reaves, por exemplo, afirmou que LeBron deve continuar insistindo.

Publicidade

“Deixem ele arremessar o quanto quiser”, afirmou Reaves. “Então, nós queremos que ele faça o que o deixar confortável. Ele é um jogador vencedor, afinal”.

Na noite de ontem, por exemplo, ele errou a seis tentativas do perímetro. Enquanto isso, seus colegas converteram 8 em 24, o que está longe do ideal. Mas o Lakers não é um time que vive das bolas de três. Até por motivos óbvios, né?

E nem estou tocando em assunto de decisões erradas, como no primeiro jogo, quando ele arriscou de longe em uma jogada contra Jamal Murray. O foco nem vai por aí. Não é sobre lances específicos.

Publicidade

Tudo bem. Existe o fato de Denver estar na altitude, o que compromete a parte física de qualquer jogador adversário. Mas no último período, o Lakers não tinha energia alguma. Los Angeles vencia por 11 pontos no terceiro quarto, mas levou uma sequência de dez e, em pouco tempo, o Nuggets virou.

Não acabou, mas LeBron precisa parar de arriscar

A série está longe de acabar. Agora, com duas partidas em Los Angeles, LeBron James e o Lakers precisam deixar os arremessos de três apenas para quem está convertendo. Apesar de D’Angelo Russell não estar acertando, ele é uma exceção. Russell, embora não sejam grande defensor, chegou exatamente para isso. Até aqui, na decisão do Oeste, ele só fez uma em oito. Terrível.

Publicidade

Por outro lado, Austin Reaves, Rui Hachimura e Dennis Schroder, acertaram 14 em 26. Logo, eles tiveram um aproveitamento de 53.8%. Então, o foco de LeBron James deve ser infiltrando jogando para dentro como sempre fez e teve sucesso. É um papo meio Zé Boquinha, eu sei, mas o ex-treinador sabe o que diz.

Com zero de dez de LeBron, o Lakers não vai a lugar algum.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários