Cirurgião-dentista atenta para a importância do autoexame bucal após as lutas

Dr. Otávio Kaufmann Jr. dá dicas para lutadores identificarem possíveis danos causados durante um combate<br>

(Foto: Divulgação)
Mesmo com proteção, é preciso ficar atento aos danos causados durante uma luta (Foto: Divulgação)

Escrito por

O protetor bucal é indispensável nos esportes de combate, especialmente nas modalidades de striking. Além de proteger os dentes e a mandíbula, o item de segurança também ameniza o impacto dos golpes na caixa craniana, protegendo o cérebro de danos ainda maiores.

Entretanto, às vezes, mesmo utilizando o item, pode acontecer do dente ser afetado de forma quase imperceptível; o que, se não avaliado e tratado em seguida, pode acarretar em danos maiores.

O cirurgião-dentista Dr. Otávio Kaufmann Jr. reforça a importância do equipamento e atenta para a necessidade de conferir a região da boca após as lutas.

"O protetor bucal é um instrumento ímpar na vida de um lutador, pois auxilia no amortecimento dos golpes sobre sua face. O protetor bucal deve ser feito por um profissional capacitado, pois, um erro na moldagem do protetor pode ser fatal: além de poder trincar os dentes, pode ajudar a ser nocauteado, pois, um travamento de dente dói e a dor acaba vindo de surpresa", explica o especialista.

"Após a luta ou qualquer treino mais intenso, o atleta necessita buscar um espelho grande, em um ambiente de boa luz, para fazer um autoexame, no qual ele vai procurar trincas, fraturas, sangramentos e checar a mobilidade. Se qualquer alteração for constatada, ele deve procurar um cirurgião-dentista imediatamente", aconselha o Dr. Otávio Kaufmann Jr.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter