A rivalidade entre Fluminense e Botafogo pode invadir o mercado da bola na disputa por um reforço. O ponta colombiano Marino Hinestroza, de 23 anos, entrou na mira dos dois clubes cariocas e já vem sendo comparado a Jhon Arias.
O interesse tricolor foi confirmado pelo presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que admitiu estar monitorando o jogador do Atlético Nacional. O Botafogo também fez contato pelo atleta.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Quem é Marino Hinestroza?
Atualmente no Atlético Nacional, Hinestroza vive a melhor fase da carreira. Em 2025, o jogador de 23 anos soma 25 jogos, com cinco gols e sete assistências, desempenho que o levou à seleção colombiana. Ponta veloz, driblador e com bom um contra um, ele atua preferencialmente pelo lado direito do ataque.
'Novo Arias'? As semelhanças e diferenças
A comparação com Jhon Arias é inevitável: ambos são colombianos, destros e atuam partindo do lado direito. No entanto, o estilo de jogo tem diferenças. Enquanto Arias flutua por todo o campo, aparecendo muitas vezes como um meia central, Hinestroza atua de forma mais fixa, como um ponta tradicional. O próprio Mário Bittencourt citou a semelhança:
— É um jogador interessantíssimo, com características parecidas com as do Arias. Por coincidência, é colombiano também. Então, obviamente, a gente está olhando — disse o presidente.
Passado 'esquecido' no Palmeiras
O que poucos lembram é que Hinestroza já teve uma passagem pelo futebol brasileiro. Em 2020, o Palmeiras contratou o jogador por empréstimo do América de Cali para a equipe sub-20. No entanto, após 38 jogos e oito gols em duas temporadas na base, o clube paulista considerou que ele não teria espaço no time profissional e o liberou em 2022.
Após ser liberado pelo Palmeiras, a carreira profissional de Marino Hinestroza demorou a engrenar. Em meados de 2022, ele acertou com o Pachuca, do México, mas a primeira temporada (22/23) foi de poucas oportunidades, com apenas 3 jogos como titular em 32 partidas. Na temporada seguinte (23/24), 9 titularidades em 13 jogos.
A afirmação veio apenas em 2024. Após uma passagem curta de seis meses pelo Columbus Crew, da MLS, onde foi vice-campeão da Concacaf Champions, ele retornou à Colômbia para defender o Atlético Nacional. Foi em seu país de origem que o meia-atacante finalmente explodiu, tornando-se protagonista e um dos principais jogadores da equipe.
A disputa entre Fluminense e Botafogo
O Botafogo foi o primeiro a se movimentar. Em junho, o clube fez uma sondagem e ouviu que o Atlético Nacional pedia entre 8 e 10 milhões de euros (R$ 51 a R$ 64 milhões), valor considerado alto na época. Agora, o Glorioso teria retomado o interesse.
O Fluminense, por sua vez, adota mais cautela, como explicou Mário Bittencourt. — Estamos olhando vários outros jogadores também. E não necessariamente vai ser um jogador que a gente vá comprar, pode ser um jogador que venha livre. Mas a gente vai com calma — concluiu.