CBF institui janela nacional de transferências para 2022

Equipes das principais divisões do futebol nacional só poderão realizar negociações em períodos específicos

Fachada da sede da CBF
CBF colocou datas divididas em dois períodos de 2022 (Foto: Divulgação)

Escrito por

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, em ofício encaminhado a clubes e federações estaduais nos últimos dias, a criação de uma janela nacional de transferências para a próxima temporada, decisão que atende exigência da Fifa. A informação foi publicada pelo site globoesporte.com.

> Google revela quais clubes e atletas olímpicos foram mais buscados no Brasil em 2021. Veja aqui!

Em 2022, portanto, as janelas de transferências serão as seguintes: de 19 de janeiro a 12 de abril no primeiro semestre e de 18 de julho a 15 de agosto no segundo. Antes, o período de registros de novos atletas limitava-se apenas às transferências internacionais. 

Com a mudança, nenhuma transferência pode ser realizada fora dos períodos especificados e os atletas emprestados também só podem retornar às equipes de origem dentro das janelas. A regra se aplica para a saída e chegada de jogadores de clubes das Séries A e B e, em 2023, ela será estendida aos demais.

Até então, os clubes podiam registrar atletas a qualquer momento e a restrição se dava no prazo de inscrição de cada torneio. Com a nova regra, situações como a do atacante Breno Lopes, do Palmeiras, que marcou o gol do título da Libertadores de 2020 e não pôde disputar o Mundial por ter sido contratado fora do período de registro, não se repetirão.

Palmeiras x Santos - Breno Lopes
Breno Lopes marcou o gol do título da Libertadores, mas não disputou o Mundial de Clubes (RICARDO MORAES / POOL / AFP)

Estas janelas eram para existir há dois anos, porém a criação delas foi adiada devido à pandemia. As mudanças serão oficializadas nos próximos dias no Regulamento Nacional de Registro e Transferência.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter