TAS respalda Fifa e Uefa, e clubes russos não disputarão torneios na Europa

Federação Russa e quatro clubes entraram com processo contra as entidades por conta de suas exclusões em competições esportivas

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Gianni Infantino, presidente da Fifa
Conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia afetou a seleção e os clubes russos (Foto: JEWEL SAMAD / AFP)

Escrito por

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nesta sexta-feira os apelos da Federação Russa de Futebol (FUR) e dos clubes CSKA Moscou, Zenit, FC Sochi e Dínamo Moscou contra a Fifa e a Uefa. O processo contra as duas entidades foi aberto após a exclusão de todas as equipes das competições europeias de futebol.

Devido ao conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, a Fifa determinou que a Rússia não jogaria a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo e, consequentemente, não teria chance de disputar o Mundial do Qatar. Na seleção feminina, a Rússia perdeu a vaga para disputar a Eurocopa.

Após o início da guerra, a Uefa determinou a exclusão do Spartak Moscou da disputa da Liga Europa. O clube russo era o único do país vivo em uma competição do velho continente, mas saiu por W.O. sem enfrentar o RB Leipzig.

+ Ranking de melhores times do mundo tem brasileiros no topo

Por conta da manutenção da suspensão de clubes russos, o Zenit, CSKA Moscou, FC Sochi e Dínamo Moscou que se classificariam para as competições da Uefa via Campeonato Russo não estarão aptos para a disputa das competições (Champions, Liga Europa e Conference League).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter