WhatsApp-Image-2024-03-01-at-10.59.59-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
3d13ae9e-b840-45f7-842b-b86ec9364191_eu-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/07/2025
05:30
Compartilhar

Renato Augusto foi uma das presenças ilustres no amistoso entre o Flamengo sub-20 e o Bayer Leverkusen, onde o time rubro-negro aplicou uma goleada de 5 a 1 nesta sexta-feira (18), no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea. Cria do Ninho e com passagem pela equipe alemã entre 2008 e 2012, o meia relembrou a chegada e adaptação no país europeu.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

— O clube em si tem um suporte maior pro estrangeiro, também sempre contrataram jogadores jovens. Acho que eles já estavam acostumados a realmente dar esse carinho maior pro atleta. Eu tive uma adaptação muito boa lá. O clube que eu vou ter é uma gratidão eterna. Eu evoluí como ser humano, evoluí como atleta lá, então é um carinho realmente especial — disse Renato Augusto.

Na temporada 2023/24, o Bayer Leverkusen, comandado por Xabi Alonso à época, teve uma das temporadas mais memoráveis da história do futebol ao conquistar os títulos de Bundesliga e Copa da Alemanha de forma invicta.

Além de comentar sobre a reestruturação da equipe e a mentalidade de contratação, Renato Augusto relembrou da época de "vacas magras" da equipe alemã.

— Eles mudaram um pouco a mentalidade de contratação. Antes, só contratavam jogadores para poder revender, e hoje mudaram. Começaram a contratar jogadores que já são um pouco mais prontos para poder buscar títulos e conseguiram.

— Bati duas vezes na trave, um vice-campeonato de Copa e um vice-campeonato da Bundesliga, e vir eles conquistando agora para mim também foi legal. Só quem está lá sabe o quanto o torcedor do Bayer sofria, todo jogo tinha o canto da torcida adversária que nunca conquistou a Bundesliga, e isso acabou. Fico feliz por isso — completou.

Renato Augusto durante amistoso entre Flamengo sub-20 e Bayer Leverkusen (Foto: Gabriel Bergone/Lance!)

➡️ Jornais internacionais repercutem derrota do Bayer para o Flamengo sub-20: ‘Desastre’

Depois da partida contra o Flamengo no Rio de Janeiro, o Bayer Leverkusen volta à Europa para seguir a pré-temporada. O time enfrenta o Bochum no dia 27, às 13h (de Brasília), no Vonovia Ruhrstadion. Em seguida, encara o Fortuna Sittard, da Holanda, no dia 1º de agosto, às 14h. A estreia oficial na temporada 2024/25 está prevista para o dia 5, com adversário ainda a ser definido.

Programação do Bayer Leverkusen no Brasil

14 de julho (segunda-feira)

15 de julho (terça-feira)

16 de julho (quarta-feira)

17 de julho (quinta-feira)

18 de julho (sexta-feira)

19 de julho (sábado)

20 de julho (domingo)

21 de julho (segunda-feira)

  1. Manhã: Treino no “Ninho do Urubu”
  2. Meio-dia: Visita ao projeto social “Bola pra Frente”, de Jorginho

22 de julho (terça-feira)

  1. Manhã: Treino no “Ninho do Urubu”
  2. Tarde: Visita à Escola Alemã do Rio de Janeiro

23 de julho (quarta-feira)

  1. Manhã: Ativação no hotel da equipe
  2. Tarde: Voo de retorno para Colônia

24 de julho (quarta-feira)

  1. Manhã: Chegada em Colônia

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Siga o Lance! no Google News