Fifa aprova novo Mundial de Clubes a cada quatro anos e equipes europeias prometem boicote

Novo formato vai ter 24 equipes e será disputado a partir de 2021, substituindo a Copa das Confederações. Principais clubes na Europa não concordam e ameaçam não jogar

Reunião FIFA - Infantino
Infantino concedeu coletiva em Miami neste terça para apresentar novo Mundial de Clubes (Foto: RHONA WISE / AFP)

Escrito por

A Fifa aprovou nesta sexta-feira um novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. O novo modelo será disputado de quatro em quatro anos, com seis vagas para a Conmebol. O anúncio foi feito pelo presidente Gianni Infantino após uma reunião da alta cúpula da entidade. Contudo, a decisão está sendo rechaçada por clubes europeus, que prometeram um boicote ao torneio. Ainda não foi definida a sede da nova competição.

Assim sendo, as vagas se distribuiriam da seguinte forma: 8 para a Uefa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a Concacaf, 6 para a Conmebol e 1 para a Oceania. Os critérios de classificação para o 'novo' mundial serão definidos pelas próprias confederações. Os clubes do Velho Continente não vêem com bons olhos os novos moldes da competição, uma vez que obrigaria as equipes europeias a jogar mais vezes numa temporada, mesmo que seja apenas de quatro em quatro anos.

- Hoje estou especialmente feliz porque tomamos uma decisão, na verdade várias, mas uma especificamente, e teremos em 2021 um real Mundial de Clubes. Que terá um impacto fantástico no futebol mundial. Esperamos que todas as melhores equipes participem, como disse. Tivemos várias discussões positivas, e a visão da Fifa e seu presidente é incluir a todos. Vamos continuar discutindo, porque estamos falando de dois anos e meio. Temos questões a lidar - comentou Gianni Infantino ao apresentar o novo modelo.

Boicote dos clubes europeus
O torneio também serviria como forma de substituir a Copa das Confederações, campeonato considerado como fracasso técnico e de público pela própria entidade. Contudo, o Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou por meio de carta para a Fifa que vai boicotar o novo Mundial de Clubes. A carta foi publicada pelo jornal alemão 'Suddeutsche Zeitung' e está assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica.

De acordo com o documento, os clubes são "frontalmente contra a aprovação de um novo Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum membro da ECA vai disputar essa competição". O calendário do futebol europeu já está definido até 2024, e as equipes alegam que não é possível alterações e criações de campeonatos antes desse ano. Os clubes fizeram parte da reunião, mas foram derrotados pela maioria de votos do Conselho da Fifa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter