Em meio à tensão na Ucrânia, Alan Patrick, do Shakhtar Donetsk, consegue voltar ao Brasil

Meia é um dos 13 brasileiros do clube ucraniano, mas estava na Alemanha para tratar lesão no início dos conflitos. Sem voltar ao Leste Europeu, atleta retornou direto ao país natal


Escrito por

Um dos 13 brasileiros do elenco do Shakhtar Donetsk, o meia-atacante Alan Patrick já está de volta ao Brasil em meio aos conflitos militares entre a Rússia e a Ucrânia. O jogador de 30 anos foi o primeiro atleta de sua equipe a conseguir voltar ao seu país natal, enquanto os outros aguardam em um hotel na capital. Por conta de uma hérnia, ele precisou passar por uma cirurgia, que foi realizada em outro país.

O retorno do meia revelado pelo Santos antes de seus companheiros se deve ao fato de Alan Patrick não ter voltado à Ucrânia junto com o elenco do Shakhtar Donetsk nos últimos dias. Durante a intertemporada do time ucraniano realizada na Turquia, no início do ano, o camisa 21 sofreu um problema físico e precisou realizar tratamento na Alemanha. 

+ Veja a tabela e os jogos da Champions League

Com a situação entre russos e ucranianos cada vez mais tensa, Alan Patrick deixou o país germânico com destino ao Brasil, sem voltar ao Leste Europeu. Ao contrário dele, outros brasileiros dos Mineiros seguem em Kiev, aguardando uma liberação para que possam retornar à terra natalO Campeonato Ucraniano foi paralisado.

- Minha família está bem, está no Brasil. Neste momento, eu acabei de chegar ao Brasil. Nos treinamentos, tive um problema físico, onde não conseguia treinar e nem jogar por conta de uma dor abdominal. Diante disso, procuramos especialistas na Alemanha. Passamos pela consulta e fui diagnosticado com hérnia. Fiz a cirurgia no dia seguinte, foi tudo muito rápido. Por conta desta situação, uma cirurgia me tirou do momento de tensão - declarou o jogador.

Alan Patrick começou a carreira no Santos em 2009, onde permaneceu até 2011, quando foi contratado pelo Shakhtar Donetsk. Em 2013, o meia-atacante foi emprestado ao Internacional. Em 2015, jogou seis meses no Palmeiras, até ser repassado ao Flamengo. De volta à Ucrânia em 2017, virou peça importante no elenco ucraniano.

Com 12 títulos conquistados com a camisa do clube do Leste Europeu, Alan Patrick recentemente renovou seu contrato com o Shakhtar Donetsk até dezembro de 2025.

+ Atletas pedem socorro para deixar a Ucrânia: veja jogadores brasileiros que atuam no país e duração de contratos

ENTENDA O CASO
​Desde 2014, a região de Donetsk se declarou independente da Ucrânia e, por conta dos conflitos geopolíticos, o Shakhtar teve que deixar a cidade de origem e atuar em Kiev. O mesmo acontece com a região de Luhansk. Na última segunda-feira, Vladimir Putin, presidente da Rússia, reconheceu a independência das duas províncias.

Na última quinta-feira, a Rússia decidiu invadir militarmente a Ucrânia com o argumento de que está atuando em defesa das reivindicações territoriais. No entanto, há pouco esclarecimento se a nação de Putin busca apenas garantir a soberania de Donetsk e Luhansk ou se planeja se expandir territorialmente.

Real Madrid x Shakhtar Donetsk - Alan Patrick
Alan Patrick é um dos vários brasileiros que atuam na Ucrânia (Foto: Divulgação / Shakhtar Donetsk)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter