França x Croácia

Copa de 2018 foi a última com o formato tradicional de 32 seleções (Foto: AFP)

LANCE!
15/03/2019
14:54
Miami (EUA)

Nesta sexta-feira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino anunciou que o conselho da entidade deu o aval para que ideia de expandir a Copa do Mundo do Catar, em 2022, já com o novo formato de 48 seleções classificadas, seja levada à votação.

- Nós enviamos um relatório de viabilidade para o nosso Conselho e foi decidido que é possível realizar o torneio com 48 seleções, desde que atendidas algumas condições. Se for possível realizar, ótimo. Se não for, ótimo também. Aumentar a Copa de 2022 para 48 seleções não é uma decisão simples. Vamos decidir isso em junho, junto com o Catar - disse Infantino.

A reunião que aconteceu em Miami nesta sexta-feira deu a aprovação para que a pauta seja levada a frente e decidida de forma definitiva na próxima reunião, que será realizada em junho, no Congresso da Fifa, onde os 211 países filiados a entidade estarão aptos a votar para decidir se o formato será aprovado ou não.

Anteriormente, o formato estava aprovado somente para o Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá, de forma conjunta, mas Infantino trabalha para que o novo formato seja implementado já em 2022.

Além do aumento das seleções classificadas, a Fifa também planeja uma expansão de sedes para receber a competição. Com isso, o Catar deixaria de ser o único país-sede do Mundial e dividiria o protagonismo com algum país vizinho.

A Fifa planeja que o outro país-sede seja Omã, Emirados Árabes, Bahrein, Kuwait ou Arábia Saudita. No entanto, as crises políticas envolvendo os países com o Catar devem dificultar os planos da entidade.