É Carnaval! Saiba quais as escolas de samba do Rio ligadas aos quatro grandes clubes do Estado

Seis agremiações têm relação com os times de futebol e desfilam na Intendente Magalhães a partir desta quinta-feira<br>

Botafogo Samba Clube
Os carnavalescos Ricardo Hessez e Marcelo Adnet com o pavilhão da Botafogo Samba Clube (Divulgação)

Escrito por

Adiado por conta da pandemia da covid-19, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro ocorre nesta semana. Na Marquês de Sapucaí desfilam as agremiações do Grupo Especial e Série Ouro, mas é na estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte da cidade, que se apresentam as escolas ligadas aos clubes de futebol do Estado. Ao todo, são seis agremiações relacionadas aos quatro grandes do Rio, sendo três do Flamengo, uma do Fluminense, uma do Botafogo e uma do Vasco da Gama.

Ao contrário de São Paulo, que possui escolas de samba ligadas ao futebol há vários anos, as agremiações do Rio ligadas aos clubes são novas. A Fla Manguaça, por exemplo, estreia este ano no Carnaval, no Grupo de Avaliação. A torcida organizada do Flamengo desfila no dia 21 de abril, com o enredo: 'Sou Resistência! Sou da Pele Preta! Sou Voz da Favela que não se Cala! Muito prazer, sou Fla Manguaça!'. A apresentação será desenvolvida pelo carnavalesco Amarildo de Mello.

Imperadores Rubro-Negros
Pavilhão da Imperadores Rubro-Negros (Divulgação)

Na semana seguinte, desfilam as outras duas escolas ligadas ao Flamengo. No dia 29 de abril, na Série Prata, se apresenta a Raça Rubro-Negra, que também estreia, com o enredo 'Aquarela Brasileira', uma reedição do Império Serrano de 1964, que será desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Knnawer. Dois dias depois, é a vez da Imperadores Rubro-Negros, escola fundada em 2019, que disputa o Grupo B - Livres, e levará esse ano para a Intendente Magalhães o enredo 'Olelé, Olelé: uma Herança do Continente Africano', do carnavalesco Sandro Rauly.

Criada em 2019, a Guerreiros Tricolores representa o Fluminense no Carnaval do Rio. A escola é a 9ª a desfilar na Intendente Magalhães, na Série Bronze, no dia 22 de abril. A agremiação levará para a apresentação o enredo: 'Forjados nas Cores do Guerreiro, Nosso Lema é Vencer ou Vencer!'. Também pela Série Bronze, mas sendo a terceira a desfilar, se apresenta a União Cruzmaltina, escola ligada ao Vasco, que tem como enredo: 'O meu Coração é a tua Morada', que homenageará a torcida do clube, e será realizado por Rodrigo Almeida.

União Cruzmaltina
Pavilhão da União Cruzmaltina (Divulgação)

Quem desfila na Série Prata e sonha com a Marquês de Sapucaí no ano que vem é a Botafogo Samba Clube. Criada em 2018, a escola é a mais antiga das seis relacionadas aos clubes. Em 2022, a agremiação ligada ao Alvinegro terá como enredo: 'João Saldanha - Um apaixonado pela verdade caminhando em tempos de ilusão', que será desenvolvido pelos carnavalescos Marcelo Adnet e Ricardo Hessez no dia 29 de abril. A Série Ouro do Rio será realizada nos dias 20 e 21 de abril, enquanto o Grupo Especial se apresenta nos dias 22 e 23.

Guerreiros Tricolores
Componentes da Guerreiros Tricolores (Reprodução/Instagram)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter