Caso Robson: Justiça russa prorroga prisão preventiva até abril de 2021

Pesadelo sem fim! Motorista detido na Rússia segue sem julgamento. Defensores de Robson tentaram acerto com fiança paga por volante Fernando, mas pedido foi negado

Robson preso na Rússia
Detido na Rússia, Robson segue no país desde 2019. Prisão será até 2021, segundo nova decisão (Foto: Reprodução)

Escrito por

O caso da prisão do motorista Robson de Oliveira, de 48 anos, ganhou mais um capítulo em audiência ocorrida nesta quinta-feira (22), na Rússia. Detido desde 2019 por entrar no país com medicamentos proibidos em mala que era destinada ao sogro do jogador, o brasileiro teve a prisão preventiva prorrogada até abril de 2021. A situação está sob acompanhamento do Governo brasileiro, porém, Robson pode completar dois anos de prisão no país. 

Segundo o portal Ge, a defesa de Robson fez uma tentativa de liberá-lo para ele  aguardar o julgamento em liberdade, com o pagamento de uma fiança de 10 milhões de rublos (cerca de R$ 730 mil). Contudo, a Justiça russa não aceitou o pedido devido ao fato de o detido não ter emprego ou moradia no país. O valor seria pago pelo jogador brasileiro Fernando. Ele atuava na Rússia quando contratou Robson para trabalhar como motorista. Atualmente, o volante Fernando joga no Benjin Guoan, da China.

Em nota divulgada à imprensa, a família do jogador diz que "segue atuando em defesa da libertação de Robson. Esta semana, oferecemos novamente o pagamento da fiança para que o Robson possa responder ao processo em liberdade, o que será analisado pelo novo juiz responsável pelo caso. Também nos disponibilizamos para custear a sua moradia e demais gastos enquanto estiver na Rússia. Desde o começo estamos totalmente engajados no caso e pagando por toda a defesa de Robson e empenhados para que seja libertado o quanto antes. Agradecemos, ainda, às autoridades brasileiras que estão em contato com o Fernando por também terem se engajado na questão e torcemos para que possam interferir favoravelmente ao Robson. Cabe esclarecer que nunca soubemos que o remédio era proibido na Rússia. O William (sogro do jogador), inclusive, levou a medicação consigo, com a devida prescrição de seus médicos brasileiros em pelo menos seis viagens que fez à Rússia. Também informamos às autoridades russas, desde o começo, que o remédio era de William. Fernando e sua Família seguem à disposição e colaborando e torcendo pela libertação de Robson".

AJUDA DE BOLSONARO POR LIBERTAÇÃO
O Governo brasileiro entrou de vez na luta para tentar libertar Robson Oliveira.  O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a embaixadora Márcia Donner Abreu viajaram na quarta-feira (21) à Rússia com uma carta oficial do governo para ser entregue a Vladimir Putin, presidente local.

A carta, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, pede reparamento da Justiça russa sobre a situação do brasileiro, que entrou no país e se complicou com a lei local por total desconhecimento, já que o medicamento tem uso permitido no Brasil.

O QUE DIZ FERNANDO
No começo de outubro, o jogador comentou a ajuda do presidente da República Jair Bolsonaro
 
– Gostaria de agradecer o presidente Jair Bolsonaro por ter entrado publicamente na luta do #JustiçaPorRobson. Sabemos da complexidade da situação, mas temos certeza de que sua ajuda será fundamental para que consigamos provar a inocência do Robson. Espero que a postura do presidente inspire as pessoas a não julgarem a mim e minha família de forma errada, sem conhecimento dos fatos como eles realmente são – escreveu o jogador nas redes sociais.

Os medicamentos pertenciam a William Faria, sogro de Fernando. Na época, Robson alegou que não sabia o conteúdo mala, e que foi informado pela família do jogador que se tratavam de roupas e mantimentos. A Justiça local segue investigando o caso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter