Retrospectiva Fluminense: Valorizado no início, Ayrton Lucas cai no fim

Lateral foi vendido ao Spartak Moscou, mas fez jogos muito ruins na parte final da temporada e ficou na bronca com a torcida

Ayrton Lucas
Ayrton Lucas em ação no Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Escrito por

Visto como um dos grandes jogadores do Fluminense no início da temporada, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas teve uma queda brusca de rendimento na reta final de 2018. Vendido ao Spartak Moscou, da Rússia, ele deixou o tricolor com a sensação de que poderia ter entregado muito mais do que fez.

Aos 20 anos, Ayrton começou a temporada conquistando a vaga de titular o lugar de Marlon. Eleito o melhor em seu setor no último Campeonato Carioca, o atleta virou uma das armas de Abel Braga para ganhar ofensividade no time com três zagueiros e se saiu bem com a liberdade do esquema.

Já no meio do ano o jogador começou a chamar a atenção de clubes no Brasil e no mundo, tendo a saída considerada como certa após a Copa do Mundo. No final, ele permaneceu no tricolor e viu o rendimento cair após a chegada de Marcelo Oliveira. Apesar de alguns jogos bons, a aparente falta de vontade nas últimas partidas fez com que a torcida perdesse a paciência. Ele, inclusive, foi reserva de Marlon na última rodada.

Algo que melhorou nos números foram as finalizações. Se no primeiro semestre Ayrton Lucas mal chutava, no segundo ele arriscou mais. O lateral terminou o Brasileirão sem assistências ou gols e realizou 105 cruzamentos, sendo 23 corretos.

O futuro de Ayrton, porém, será longe das Laranjeiras. Pouco após o fim da temporada, sua venda ao Spartak foi acertada por por cerca de 7 milhões de euros (mais de R$ 30 milhões). O Fluminense detinha 50% dos direitos econômicos do jogador.

SOBE

O talento é a principal arma do jovem jogador, que já mostrou sua possibilidade de ser um dos talentos do país para a posição no futuro. A Rússia pode até faer com que ele se esconda, mas Ayrton provou que tem qualidade. Se mantivesse a regularidade, poderia ter sido um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro no ano.

DESCE

Precisa mostrar mais vontade e dedicação para ter regularidade durante toda a temporada. Sua queda brusca de rendimento nos últimos jogos da temporada mostraram um jogador com erros bobos, falta de atenção e que pode errar tudo que tentar se não se doar em campo. Perdeu a vaga de forma justa na última rodada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter