Fluminense celebra os 70 anos da conquista invicta da Copa Rio de 1952

Para muitos, conquista é considerada como o mundial de clubes, algo ressaltado pelo clube carioca e pela imprensa da época. Porém, não foi atribuída pela Fifa até o momento

Fluminense - Copa Rio
Fluminense tenta reconhecer título da copa Rio 1952 como um Mundial (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Escrito por

O Fluminense celebra, nesta terça, uma das datas mais marcantes da história do clube. No dia 2 de agosto de 1952, o Tricolor erguia a taça da Copa Rio e se sagrou o "campeão dos campeões". Para muitos, a conquista é considerada como o mundial da época, algo ressaltado pelo clube e pela imprensa da época, porém não atribuída pela FIFA.

O clube ainda tenta fazer com que o título seja reconhecido como mundial pela entidade. De forma invicta, a equipe carioca não tomou conhecimento da competição chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da Fifa na época. 

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Disputaram a competição oito equipes de sete países diferentes tanto da América do sul, quanto da Europa. Entre eles, Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal).

A equipes estrangeiras haviam conquistado o principal título de seus países, enquanto Fluminense e Corinthians, ergueram as taças dos estaduais de 1951. Na decisão, os brasileiros mediram forças, e o Tricolor venceu a mesma competição, que o Palmeiras (venceu em 1951).

+ Fluminense vê mudanças não surtirem efeito e sofre castigo com empate na Vila Belmiro

Na época, o Fluminense era comandado por Zezé Moreira e formado por craques que marcaram uma geração de tricolores. Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê Santana e Orlando Pingo de Ouro, entre outros. 

Um dos momentos mais marcantes da campanha foi a vitória sobre o Peñarol, que era formado pela base da seleção uruguaia, que conquistou a Copa do Mundo de 1950, no Brasil, entre eles Ghiggia, autor do gol do título celeste.

Base da equipe: Castilho; Píndaro, Pinheiro (Nestor), Jair, Édson, Bigode, Telê (Robson), Didi, Marinho, Orlando e Quincas

Campanha tricolor


Fluminense 0x0 Sporting-POR
Fluminense 1x0 Grasshoppers-SUI
Fluminense 3x0 Peñarol-URU
Fluminense 1x0 Áustria Viena
Fluminense 5x2 Áustria Viena
Fluminense 2x0 Corinthians
Fluminense 2x2 Corinthians

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter