Maracanã

Gramado do Maracanã está sendo alvo de críticas (Foto: Marcello Neves/LANCE!)

LANCE!
11/09/2018
14:58
Rio de Janeiro (RJ) 

As portas do Maracanã serão fechadas por um tempo, mas o Fluminense ainda terá um respiro. O duelo contra o Deportivo Cuenca (EQU), pela Copa Sul-Americana, no dia 4 de outubro, está mantido no estádio. Mesmo após a interdição do local para reformar do gramado ser anunciada, o clube e a empresa que administra o palco chegaram a um acordo e mantiveram a realização "devido a importância da competição". 

"O Fluminense Football Club e Maracanã, em comum acordo, decidiram manter no estádio a partida do Tricolor contra o Club Deportivo Cuenca (EQU), pela Copa Sul-Americana, a ser realizada no dia 04 de outubro. O cronograma inicial da reforma do gramado previa que o campo ficasse interditado até o dia 09 de outubro, mas as partes, concluindo pela importância da competição, chegaram ao consenso para a realização do jogo na data prevista originalmente", diz o comunicado. 

A pedido de Greenleaf, responsável pelo cuidado da grama, o estádio será fechado entre os dias 13 de setembro e 9 de outubro. Mesmo com o acordo, o Fluminense ainda será prejudicado no Campeonato Brasileiro, onde terá que realocar as partidas contra Grêmio e Paraná. Para estes confrontos, o Tricolor ainda terá de encontrar uma "nova casa" para atuar. 

O Flamengo também seria prejudicado na partida contra o Atlético-MG, mas o mando de campo está mantido devido ao rubro-negro já ter iniciado a venda de ingressos. Nos últimos 36 dias, o Templo do Futebol recebeu exatas 13 partidas. A maratona de jogos acelerou o desgaste do gramado, que apresenta alta compactação, baixa densidade de folhas e desnivelamento.

O fechamento provisório do Maracanã tem como objetivo acelerar a recuperação da grama, mas há ainda uma nova troca de 1/3 do tapete prevista para o mês de outubro. Dentre as atividades que serão realizadas durante a interdição estão descompactação, aeração, topdresser, correção do micronivelamento e fertilização foliar do gramado.