Defesa segura? Fluminense pode repetir feito que não é atingido desde 2010

Tricolor passou os dois primeiros jogos sem sofrer gols, mas não consegue marca nas três partidas iniciais há 13 anos. Antes criticado, Fernando Diniz tem conseguido equilibrar equipe

Fernando Diniz - Treino do Fluminense
Diniz está conseguindo equilibrar o bom ataque com a defesa segura (Foto: Mailson Santana / Fluminense)

Escrito por

Invicto em 2023 depois de dois jogos, o Fluminense terá a chance de repetir, no próximo domingo, um feito que não acontece há 13 anos: completar os três primeiros jogos de uma temporada sem sofrer ao menos um gol. Após as vitórias sobre Resende e Nova Iguaçu, por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, o time de Fernando Diniz encara Madureira, no próximo domingo.

A última vez que o Fluminense ficou os três primeiros jogos da temporada sem ser vazado foi em 2010, ano que foi tricampeão brasileiro. Na ocasião, a equipe, então comandada por Cuca, bateu Americano (3 a 0), Bangu (3 a 0) e Volta Redonda (1 a 0), todos pelo Campeonato Carioca também.

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023


O fato mais curioso é que Fernando Diniz escolheu por duas formações diferentes até aqui em 2023, com dois sistemas defensivos completamente diferentes. Na estreia, diante do Resende, a linha de zaga foi composta por Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calagari. Diante dos iguaçuano, os escolhidos foram Pedro Rangel, Guga, David Braz, Vitor Mendes e Jorge.

+ Confira as movimentações do Fluminense no mercado da bola no Vaivém do L!

Independente da escolha por titulares ou reservas, o que se viu no Fluminense neste ano foi um time bem aplicado taticamente, repetindo o que aconteceu em 2022. Após a vitória de terça-feira, o técnico Fernando Diniz e o volante Felipe Melo falaram sobre este tema e declararam que a entrega era fundamental.

Neste período de 13 anos, por duas vezes o Fluminense conseguiu ficar os dois primeiros jogos sem levar gols: em 2012 e em 2020. Na primeira ocasião, o Tricolor bateu Friburguense (3 a 0) e Volta Redonda (3 a 0), mas depois perdeu para o Boavista (2 a 1). Na segunda, vitórias sobre Cabofriense (1 a 0) e Portuguesa (2 a 0), mas, no terceiro jogo, o triunfo sobre o Bangu foi com a defesa vazada (5 a 1).

+ Federação internacional aponta quais foram os melhores times do mundo em 2022. Confira!

Ao longo de sua carreira, Fernando Diniz foi criticado por ser um treinador que tem um estilo ofensivo, mas que sempre sofreu muitos gols. A versão 2023, entretanto, mostra um time que, por enquanto, tem conseguido equilibrar as coisas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter