Zico afirma que Flamengo ‘também não conhecia o Liverpool’: ‘Normal, na época não tinha esse intercâmbio’

Ao LANCE!, camisa 10 da Gávea diz que as declarações do técnico Bob Paisley, do Liverpool, não entraram em pauta na preparação do Flamengo para a decisão em Tóquio, em 1981

Zico
Zico no Estádio Nacional de Tóquio, palco da decisão entre Flamengo e Liverpool, em 1981 (Foto: Divulgação)

Escrito por

As declarações do técnico do Liverpool, Bob Paisley, motivaram o Flamengo na decisão de 1981? Não é o que recordou Zico, em entrevista ao LANCE!, na data em que se completam 40 anos da vitória por 3 a 0, em Tóquio, sobre os Reds. Segundo o camisa 10, que participou de todos os gols, o que o treinador falou antes da partida não entrou na pauta da equipe. E mais, o Galinho de Quintino também admitiu que o Flamengo não conhecia tão bem o adversário inglês. 

- A gente não entrava nessa pilha. É normal, na época não tinha esse intercâmbio. Talvez conhecesse o Leandro, o Junior, eu... A gente também não conhecia o Liverpool. Mas é aquilo, ninguém chega a um Mundial por sorte. Chega por que tem algo diferente - afirmou Zico, antes de complementar:

- Acredito que ele (Bob Paisley) deu uma declaração pela confiança que tinha no seu time , mas não que tenha feito desfeita ao Flamengo. Eu, particularmente, não entrei com nada disso na cabeça. Entrei com a mentalidade de vitória e ciente da qualidade que tínhamos finalizou o craque.

Neste 13 de dezembro de 2021, exatos 40 anos após Leandro, Júnior, Nunes & Cia botarem "os ingleses na roda", como canta a Nação, o LANCE! publicou a primeira parte da entrevista com o Zico, na qual ele falou sobre a preparação para o jogo no Estádio Nacional de Tóquio, o momento que vivia em campo e o sentimento de coroar uma geração com o título mundial. Confira clicando aqui!

O QUE BOB PAISLEY DISSE PRÓXIMO À DECISÃO

Em 11 de dezembro de 1981, dois dias antes da decisão entre Flamengo e Liverpool, no Japão, a revista Placar publicou uma entrevista exclusiva com Bob Paisley, lendário técnico do Liverpool, que, entre 1975 e 1983,  comandou os Reds em seis títulos do Campeonato Inglês e três títulos da Liga dos Campeões.

Na conversa com a Placar, no Estádio Anfield Road, o comandante ressaltou o respeito ao Flamengo, confirmou que, "infelizmente, não sabia nada" do rival. 

- Infelizmente não sei nada, mas, por favor, não interprete este desconhecimento como falta de respeito. Muito ao contrário. Eu me incluo entre os maiores admiradores do futebol brasileiro. Só que tudo o que sabemos do Brasil, no momento, se limita à seleção. Mas sei que o Flamengo é o time do Zico e do Júnior e isto é uma boa recomendação - disse Bob Paisley.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter