E-mails mostram que Flamengo já sabia dos problemas elétricos no Ninho antes do incêndio em 2019

Arquivos em poder da Justiça comprovam que Rubro-Negro tinha conhecimento dos problemas nove meses antes da tragédia que culminou na morte de dez jovens da base

Incêndio Ninho do Urubu
Incêndio no Ninho do Urubu acabou matando 10 garotos da base (Adriano Fontes/AM Press/Lancepress!)

Escrito por

O Flamengo já sabia dos problemas elétricos que culminaram na morte de dez jovens da base do clube no Ninho do Urubu no dia oito de fevereiro de 2019. Isso é o que dizem e-mails que estão em poder da Justiça e foram obtidos pelo portal "UOL" . De acordo com os arquivos, uma vistoria havia sido feita no 11 de maio de 2018, nove meses antes da fatalidade, e nada foi feito para solucionar os problemas.


No dia 10 de maio de 2018, um funcionário da empresa CBI alertou o Rubro-Negro e afirmou que "a situação é de grande relevância e alto risco". O relatório foi enviado a funcionários do clube no dia seguinte com o objetivo de que houvesse uma troca no quadro elétrico, disjuntores e fiação no jardim do local.

No dia 12 de maio de 2019, Luiz Humberto Costa Tavares, gerente de administração do Flamengo, enviou um e-mail para Marcelo Helman, diretor executivo de admistração do Ninho do Urubu, relatando os problemas do Centro de Treinamento em que meninos da base usavam como dormitórios.

Dois dias depois, a CBI fez um orçamento de reparos da rede elétrica do Ninho do Urubu no valor de R$ 8.550,00, tendo emitido duas notas fiscais de R$ 4.275,00 com datas para os dias 25 de maio de 2018 e 1º de outubro de 2018. O trabalho necessário para evitar as tragédias nunca foi realizado.

Procurado pelo "Globoesporte.com", o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello afirmou que "esse tipo de assunto não chega à presidência do clube". De acordo com a "UOL", o comportamento de Marcelo Helman após a tragédia não agradou à direção de Rodolfo Landim, mas o funcionário só foi desligado do Flamengo em junho por questões políticas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter