Brasileiros buscam repetir o ano dourado no Rainbow Six Siege

Após conquistarem o mundo em 2021, times do país buscam confirmar a soberania no cenário competitivo de R6 no Six Invitational 2022

(Foto: Divulgação)
Após conquistarem o mundo em 2021, times do país buscam confirmar a soberania no cenário competitivo de R6 no Six Invitational 2022 (Foto: Divulgação)

Escrito por

O ano de 2021 foi excepcional para as equipes brasileiras de Rainbow Six Siege. Ao conquistar todos os títulos internacionais disputados na temporada e acumularem mais de R$ 15 milhões em premiações, os times brasileiros chegam novamente como favoritos para as competições de 2022. E o primeiro campeonato do ano será o Six Invitational, que começa nesta terça-feira (8), na Suécia.

A competição, considerada como a mais importante do R6, marca o fechamento de um ciclo que foi iniciado no ano anterior, como uma forma de festejar e parabenizar a temporada do Rainbow Six Siege. A Ninjas in Pyjamas terá o dever de defender o título conquistado, entretanto não será uma missão fácil, pois as 20 melhores organizações do mundo estarão disputando o troféu da tão aclamada marreta.

Dentre as 20 equipes que disputarão o torneio internacional, seis são brasileiras. Coincidentemente, são as mesmas equipes que disputaram o último Six Invitational, com poucas mudanças em seus elencos. Relembre a temporada passada de cada uma dessas equipes:

Ninjas in Pyjamas

A equipe da NiP foi a que conquistou o lugar mais alto do pódio em 2021. Ao vencer o Six Invitational, com uma campanha impecável na fase de mata-mata e superando a sua rival Team Liquid na final, o time vem para uma temporada com objetivo de defender o seu título de melhor do mundo.

A Ninjas in Pyjamas estava com o grito de campeã preso na garganta, visto que bateram na trave no ano anterior, ao serem derrotados pela Spacestation Gaming na final do SI 2020. Já neste ano, provaram que se consolidaram como equipe e foram cotados como favoritos em todos os campeonatos disputados.

O time composto por Murilo “Muzi”, Gustavo “Psycho”, João “Kamikaze”, Gabriel “pino” e Julio “JULIO” chegou a outras três finais na temporada. Eles venceram a Copa Elite Six, considerada a “Libertadores da América” do R6. Além disso, conquistaram dois vice-campeonatos, sendo eles o Six Major da Suécia - derrotados pela FaZe Clan - e do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege, perdendo para a Team Liquid.

Team oNe

O primeiro ano da line-up dos Golden Boys foi recheado de surpresas. Lorenzo “Lagonis” foi encarregado de escolher seus companheiros de equipe para disputar os campeonatos, dentre eles, a primeira participação no Six Invitational. Assim, Karl “Alem4o”, Eduardo “KDS”, Juliano “Levy” e Caio “Neskin” completaram a formação. Despretensiosos de início, passaram a evoluir tanto individualmente, quanto coletivamente.

A Team oNe alcançou o seu ápice ao vencer o Six Major México, tornando-se a primeira equipe brasileira de R6 a conquistar um título deste campeonato. O Major da equipe foi considerado como um golpe de mágica, pois eles reverterem uma situação de praticamente eliminados na fase de grupos para campeões do torneio.

FaZe Clan


A FaZe Clan começou a temporada 2021 com grandes mudanças. Após o desligamento de vários jogadores, Leonardo “Astro” foi o único remanescente em relação ao ano de 2020. Gabriel “cameram4n”, Jaime “cyber”, Lucas “soulz1” e José “Bullet1”, recém-campeões do BR6 2020 pelo MIBR, juntaram-se a Astro. Após um início de muitos altos e baixos, o time da FaZe Clan conseguiu um título expressivo na temporada, no Six Major Suécia.

Após anos no cenário competitivo do Rainbow Six Siege, a FaZe Clan chegou ao seu primeiro título mundial, ao vencer a Ninjas in Pyjamas na Suécia.

A equipe da FaZe Clan também conquistou a Copa Elite Six da América na terceira edição de 2021 do torneio.

Team Liquid

A Cavalaria possui a maior torcida dentro do cenário nacional de R6. Durante a primeira final presencial pós-pandemia, no Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege, a Team Liquid foi empurrada seus torcedores - maioria na MAX Arena - para conquistar pela segunda vez o título do BR6.

Por mais que tenha conquistado a primeira edição da Copa Elite Six da América, a Liquid passou por derrotas dolorosas na temporada ao perder a final para a Ninjas in Pyjamas no Six Invitational em Paris e posteriormente ser eliminada precocemente para a Team oNe no Six Major México, fatos que motivaram o time a realizar mudanças. Nomes que fizeram história na equipe, João “HSnamuringa” e Thiago “xSexyCake” se despediram da Cavalaria, dando espaço para que Gabriel “Ask” e Pablo “resetz”, jogadores mais novos no cenário, chegassem ao elenco e completassem a formação com os experientes André “Nesk”, Paulo “psk1” e Luccas “Paluh”, eleito o melhor jogador do mundo.

O Six Invitational será a primeira experiência internacional para estes dois jogadores. Cotada como uma das favoritas, a Team Liquid deverá mesclar a experiência e a juventude para sair com o título inédito.

FURIA Esports

A equipe da Pantera mostrou uma evolução constante durante o ano de 2021, pois saiu vencedora do Relegation do BR6 2020 e em seguida disputou todos os campeonatos internacionais de 2021.

A equipe da FURIA é composta por Gabriel “highs”, Thiago “Lenda”, Luiz “Miracle”, Rennan “R4re” e Diogo “Fntzy”. Por mais que não tenham conquistado nenhum título durante a primeira temporada juntos, proporcionaram diversos momentos marcantes para a torcida brasileira. FNTZY foi responsável por estabelecer o recorde de maior número de eliminações (22) em partida de mapa único, além de efetuar dois aces seguidos.

MIBR

O MIBR foi a última equipe brasileira a conseguir a classificação. Comandados por Tassus “Reduct”, os jogadores tiveram uma longa caminhada para garantir a vaga, sendo a última equipe a carimbar o passaporte para a Suécia.

O 2021 do MIBR foi uma montanha-russa. Após terem ficado no pódio do último Six Invitational, na terceira colocação, não conseguiram repetir o desempenho durante o BR6, principalmente por causa da queda de desempenho após a lesão de Felipe “FelipoX” e também não jogaram outro torneio mundial no ano.

A equipe que tem também Kaique “Fallz”, Luca “LuKid” e Enzo “Rappz”, disputou o Qualificatório LATAM para carimbar a vaga do Six Invitational. Ao vencer a Black Dragons na final, mostrou novamente força e capacidade para estar na disputa de grandes torneios internacionais.

Todas as partidas do Six Invitational 2022 serão transmitidas nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no Youtube, além de um canal secundário na Twitch que também exibirá alguns jogos e, neste ano, streamers selecionados pela própria Ubisoft também poderão transmitir o evento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter