Nova perícia contratada por Rafael Ramos não aponta racismo do jogador do Corinthians

Lateral é acusado de ter chamado o meia Edenílson, do Internacional, de macaco, em jogo que ocorreu no dia 14 de maio

Internacional x Corinthians
Problema envolvendo Ramos e Edenílson acoteceu na sexta rodada do Brasileiro (Foto: Ricardo Rimoli / Lancepress!)

Escrito por

A segunda perícia contratada pelo lateral-direito do Corinthians Rafael Ramos afirmou que o atleta não chamou o meia Edenílson, do Internacional, de macaco, durante a partida entre Timão e Colorado, que aconteceu no último dia 14 de maio, no Beira-Rio.

> GALERIA - Veja os garotos da base que tiveram chances com VP
> TABELA - Confira e simule os jogos do Campeonato Brasileiro

A informação foi inicialmente publicada pela ‘Gazeta Esportiva’ e confirmada pelo LANCE!, que teve acesso ao documento assinado pelo perito Fernando de Pinho Barreira, que faz parte da ‘The Perfect Link Forensics’, empresa especializada em perícia forense e tem sede em São Paulo.

Segundo o laudo, Rafael Ramos pronuncia ‘Foda-se mano, caralho’ e não ‘Foda-se, macaco’, o que o meia do Inter alega ter escutado.

No documento, o responsável pela perícia afirma ter analisado três vídeos da discussão entre os jogadores e o tom dos fonemas e extensão das expressões ditas.

– A análise fonética da expressão pretensamente ouvida pela suposta vítima, a sabe: ‘Foda´se Macaco’, que gerou a acusação de injúria racial, possui 6 sílabas e 6 fonemas. A análise fonética da expressão pretensamente dita pelo atleta Rafael Antônio Figueiredo Ramos, a saber: ‘Foda-se mano caralho’, possui 8 sílabas e 8 fonemas. A comparação entre os fonemas de ambas as expressões demostra, além da diferença de extensão oda pronúncia (dois fonemas a mais), diferença de tonacidade, sobretudo na segunda palavra, pois o segundo fonema da palavra ‘macaco’, o fonema ‘ka’ é tônico, diferentemente do segundo e último fonema da palavra ‘mano, o fonema ‘nu’, que é átono – afirma a perícia.

Perícia Rafael Ramos - Parte 1
Primeira parte da conclusão da perícia contratada por Rafael Ramos (Foto: Reprodução)
Perícia Rafael Ramos - Parte 2
Segunda parte da conclusão da perícia contratada por Rafael Ramos(Foto: Reprodução)
Perícia Rafael Ramos - Parte 3
Terceira parte da conclusão da perícia contratada por Rafael Ramos(Foto: Reprodução)

Essa é a segunda perícia contratada por Rafael Ramos desde o início das investigações. A primeira foi realizada no último dia 20 de maio, pelo Centro de Perícias de Curitiba.

Enquanto isso, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul aguarda a perícia oficial, que será realizada pelo Instituto Geral das Perícias (IGP).

Após ter sido acusado de racismo por Edenílson, Rafael Ramos chegou a ser detido em flagrante, com base na súmula da partida, o que foi contestado pelo departamento jurídico corintiano, que não vê embasamento, já que o árbitro Bráulio da Silva Machado, aponta apenas as acusações, mas admite não ter escutado o que foi dito durante a discussão. Mesmo assim, o lateral do Timão só foi liberado após pagamento de R$ 10 mil em fiança, que poderá ser contestado caso seja comprovada a inocência do atleta.

Rafael Ramos conversou com todo o elenco, corpo técnico e diretoria do Corinthians, além de ter ido ao vestiário do Internacional no fim da partida em questão para esclarecer a situação diretamente com Edenílson.

D parte corintiana, todos os setores do clube acreditam na versão do português e, até que se comprovem os fatos, estão do lado do lateral.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter