Corinthians vê média de gols cair ano a ano desde a temporada 2015

Baixo número de gols marcados pelo Timão em 2019 segue a tendência dos últimos anos, nos quais a média apresenta queda temporada após temporada do clube desde 2015

Santos x Corinthians
Fábio Carille comandou o time em parte desse período de queda no número de gols (Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

Escrito por

Um dos pontos críticos do Corinthians nesta temporada, definitivamente, é a dificuldade em marcar gols e criar jogadas de ataque. Não é à toa que o clube tem o segundo pior ataque entre os concorrentes da Série A em jogos oficiais em 2019. No entanto, essa falta de faro de gol é algo que tem sido perdido ao longo dos últimos anos, que têm apresentado queda na média de tentos corintianos desde 2015, quando teve o melhor ataque do país.

Até aqui, na temporada atual, o Timão anotou 40 gols em 38 partidas oficiais, o que resulta em uma média de 1,05 gol por jogo, melhor apenas do que o São Paulo, que tem apenas 0,81 tento por duelo. Tanto em números absolutos quanto em média, esses baixo valores corintianos seguem uma tendência de queda registrada de ano em ano em um recorte mais recente.

Em 2018, por exemplo, ao longo dos 72 jogos oficiais, o Corinthians balançou a rede 78 vezes, o que dá uma média um pouco maior do que a atual: 1,08 gol por jogo. Assim como hoje em dia, Fábio Carille inciou a temporada como treinador, mas deixou o cargo e foi substituído por Osmar Loss que, por sua vez, foi afastado e deu lugar para Jair Ventura. 

Já em 2017, ano de conquistas e sob o comando, por completo, de Fábio Carille, o Timão teve números superiores aos de 2018. Foram 86 gols marcados em 68 partidas oficiais, o que resultou em uma média de 1,26 tento por jogo na temporada em que o time saiu campeão paulista e brasileiro.

Em 2016, ano em que a equipe teve quatro treinadores, incluindo Tite, que iniciou a temporada e depois deixou o clube para assumir a Seleção Brasileira, a média de gols foi superior à de 2017. Com 101 gols em 67 partidas oficiais, o índice foi de 1,51 gol por jogo. Naquela oportunidade, Fábio Carille treinou o Timão interinamente em alguns confrontos.

O ano de 2015, lembrado até hoje por sua excelência técnica e de resultados, foi o de melhor desempenho ofensivo corintiano no período. Campeão brasileiro em grande estilo, a equipe anotou 117 gols em 67 jogos oficiais, média de 1,75 por partida, índice que fez do Corinthians o melhor ataque entre os clubes de Série A naquela temporada recheada de bolas na rede.

Como foi possível notar, a baixa média de gols é um padrão que tem sido construído (ou desconstruído) desde o excelente 2015 corintiano. Ao lado da queda de qualidade natural dos jogadores do elenco, ano após ano, houve também mudança significativa no modo de atuar do time, priorizando o setor defensivo e com dificuldades para acertar o ofensivo, justamente para compensar na parte tática, aquilo que não tem sido oferecido pela técnica.

Fábio Carille tem prometido melhora no time durante os treinamentos na pausa para a Copa América. Para ele, com o tempo para trabalhar, será possível ajeitar os problemas de criação e conclusão das jogadas. O elenco volta aos trabalhos na próxima segunda-feira, no CT Joaquim Grava. Como parte da programação, o Corinthians ainda fará dois amistosos: um contra o Botafogo-SP, no dia 29/6, e outro contra o Vila Nova, no dia 4/7.

Confira os números de cada temporada citada acima:

Corinthians em 2015: 117 gols marcados em 67 jogos oficiais: 1,75 por jogo
Corinthians em 2016: 101 gols marcados em 67 jogos oficiais: 1,51 por jogo
Corinthians em 2017: 86 gols marcados em 68 jogos oficiais: 1,26 por jogo
​Corinthians em 2018: 78 gols marcados em 72 jogos oficiais: 1,08 por jogo
Corinthians em 2019: 40 gols marcados em 38 jogos oficiais: 1,05 por jogo

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter