Uefa aprova novo formato da Champions League para 2024

Competição não terá mais a tradicional fase de grupos e passará a ter 36 clubes na disputa, quatro a mais do que anteriormente<br>

Taça da Champions League
Champions League terá novo formato em 2024 (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)

Escrito por

A Uefa aprovou nesta terça-feira a mudança no formato da Champions League a partir de 2024/2025. A competição passará a ter de 32 para 36 clubes na disputa. Antes do mata-mata, cada equipe vai jogar oito jogos em uma espécie de liga.

> Borussia Dortmund anuncia contratação de substituto de Haaland

Na fase inicial da competição, cada clube jogará oito jogos, sendo quatro como mandante e quatro como visitante. Os oito melhores colocados irão diretamente para as oitavas de final da Champions League.

Os clubes que ficarem de nono a 24º lugar, vão disputar um playoffs para definir os oito restantes do mata-mata da competição. A partir daí, volta a ser como era anteriormente, com jogos como mandante e fora de casa nas eliminatórias e final em partida única.

Com o novo formato, em vez de utilizar o critério de ranking de federações ou o coeficiente de clubes, a Uefa decidiu utilizar a distribuição das quatro vagas restantes de outra maneira.

> Bayern de Munique tem interesse na contratação de Mané, do Liverpool

A primeira vaga vai para o terceiro colocado na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa - atualmente, seria o Campeonato Francês. A segunda, vai para um campeão nacional que venha da fase de playoffs, do ‘Caminho dos Campeões’.

As outras duas vagas restantes virão para as duas federações em que os clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions League.

O novo formato também vale para a Liga Europa e Conference League. As duas competições também contarão com a presença de 36 clubes.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter