Retrospectiva LANCE!: Rafael Navarro brilha no ataque do Botafogo em 2021

Atacante foi o artilheiro e o líder de assistências do Alvinegro na temporada <br>

Rafael Navarro - Botafogo
Rafael Navarro, artilheiro do Botafogo em 2021 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

Na quarta matéria da série de retrospectivas, o LANCE! relembra o 2021 do ataque do Botafogo. O ano começou com a reta final do Brasileirão em que o Alvinegro foi rebaixado com um desempenho fraco de seus atacantes. Enquanto na temporada 2021, o clube viu o cria da base Rafael Navarro assumir muito bem a responsabilidade de colocar a bola para o fundo das redes .

> Retrospectiva LANCE!: Chay vira protagonista do meio de campo do Botafogo em 2021

AINDA NA SÉRIE A
O ano começou com a reta final do Brasileiro de 2020. Na época, os centroavantes eram Matheus Babi e Pedro Raúl. Ao lado deles, pelas pontas, Kalou, Kelvin, Rhuan e Warley também tentavam decidir as partidas. Porém, o ataque do Botafogo foi inofensivo e marcou apenas sete gols nos 11 jogos finais da Série A.

Com o rebaixamento já decretado, o clube passou a utilizar os jogadores da base no final do Brasileiro para já se preparar para a temporada seguinte. Sendo assim, Rafael Navarro, Matheus Nascimento e Ênio ganharam oportunidades com a camisa alvinegra.

Matheus Babi
Matheus Babi em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

NA TEMPORADA 2021
O Botafogo iniciou o Carioca de 2021 ainda com uma base da equipe da temporada passada. Sendo assim, o ataque era formado ainda por Matheus Babi, Ênio e Warley. O primeiro reforço ofensivo do Alvinegro foi Ronald, que ganhou oportunidades no lugar de Ênio. No estadual, o time comandado por Marcelo Chamusca não foi bem e Matheus Babi liderou a artilharia na época, com quatro gols em oito jogos.

Com a saída de Babi ao Athletico-PR em abril, Rafael Navarro e Matheus Nascimento disputaram a vaga no ataque. Porém, nenhum dos dois conseguiu uma fase artilheira no estadual e marcaram apenas um gol cada. Quem também surgiu na parte ofensiva do Botafogo foi Marco Antônio, que estreou no clube na partida contra o Nova Iguaçu e marcou o gol da vitória.

> Botafogo tem interesse em Renan para 2022: saiba as contratações, saídas e sondagens do clube

Marcelo Chamusca, então, decidiu formar o ataque titular com Ronald, Marco Antônio e Rafael Navarro. Porém, com a chegada de Chay no início da Série B, Marco Antônio passou para o meio, enquanto Chay atuou como extremo. Junto a isso, Rafael Moura e Diego Gonçalves eram opções ofensivas no banco do treinador.

Vale lembrar que Warley passou a ser utilizado como lateral-direito devido a lesão de Jonathan Lemos. Após a titularidade de Daniel Borges na equipe, o jogador passou a atuar como extremo.

Após uma sequência de jogos vindo do banco, Diego Gonçalves ganhou oportunidade na equipe titular, deixando Marco Antônio na reserva. Porém, ao mesmo tempo, Ronald sofreu uma lesão que o afastou dos gramados por três meses. Assim, Chay foi deslocado para o meio, enquanto Diego Gonçalves e Marco Antônio atuaram pelas pontas. Com essa formação, o Botafogo começou sua arrancada com Enderson Moreira na Série B.

Marco Antônio foi peça fundamental da equipe na temporada. Mesmo atuando como extremo, apoiou bem a defesa e foi o quarto jogador do Botafogo com mais desarmes na Série B. Marco Antônio fechou o ano com nove gols e cinco assistências.

> Retrospectiva LANCE!: Carli e Kanu se destacam na defesa do Botafogo em 2021

Navarro comandou o setor ofensivo do Botafogo na temporada. O atacante foi o artilheiro da equipe no ano com 16 gols marcados e quem mais serviu seus companheiros, com 10 assistências. Muito disso, por conta da grande dupla que formou com o meia Chay, que fez com que a bola chegasse ao artilheiro. Isto fez com que o Alvinegro terminasse com o melhor ataque da Série B, com 56 gols.

Rafael Navarro
Rafael Navarro em ação pelo Botafogo (Foto: CLEBER MENDES / BOTAFOGO)

Apenas com os jovens Rafael Navarro e Matheus Nascimento como centroavantes, o clube buscou a contratação do experiente Rafael Moura. O He-Man, portanto, foi reserva imediato de Navarro e marcou apenas um gol com a camisa alvinegra.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter