Com festa da torcida e de Textor, Botafogo vence o Fortaleza de virada e entra no G4 do Brasileirão

Alvinegro saiu atrás, mas conseguiu o triunfo por 3 a 1, neste domingo, no Nilton Santos


Escrito por

O Botafogo venceu o Fortaleza de virada por 3 a 1, neste domingo, pela sexta rodada do Brasileirão. Além de garantir uma vaga no G4 para o Alvinegro, o jogo foi marcado pela festa da torcida, que compareceu em peso no Estádio Nilton Santos. Além disso, o dono John Textor foi para a galera e comemorou muito o triunfo. Erison, Patrick de Paula e Daniel Borges fizeram os gols para o Glorioso, enquanto Moisés anotou para o Leão.

+ Veja a tabela do Brasileirão e simule os resultados dos jogos

Com o resultado, o Botafogo chega a 11 pontos, ocupando a quarta colocação. O Fortaleza, por sua vez, segue como lanterna da competição, com apenas um ponto.

Botafogo x Fortaleza
Erison fez mais um gol na temporada (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

No próximo sábado, o Alvinegro encara o América-MG, às 21h, no Estádio Raimundo Sampaio, pelo Brasileirão. Já o Leão encara o Alianza Lima, pela Libertadores, nesta quarta-feira, às 23h, no Estádio Nacional do Peru. 

COMEÇO AGITADO

Os primeiros minutos foram truncados pela posse do Fortaleza, mas o Botafogo deu resposta imediata à ofensiva do adversário e se concentrou no setor defensivo. Depois, o Glorioso passou a agir no erro do Leão. Aos sete minutos, Diego Gonçalves arrancou em direção à área visitante e cruzou, mas sofreu o corte da defesa. Na sequência, Victor Sá ficou de frente para o gol e tentou driblar o goleiro, mas não teve sucesso. De qualquer forma, o jogador estava impedido no lance.

GOL E EMPATE

O Fortaleza sentiu a pressão e ocupou mais o setor defensivo. Em boa jogada coletiva, Moisés aproveitou a finalização de Romero para arrematar no rebote. Assim, o visitante abriu o placar, com gol verificado pelo VAR. Depois do feito, o jogo se concentrou no meio-campo, até a finalização de Crispim, do Leão. A defesa alvinegra cortou e Hércules aproveitou a sobra em nova tentativa, mas não ampliou.

Depois, o Botafogo teve grande chance com Oyama e Diego Gonçalves, mas foi Erison que deixou tudo igual na sequência. Ele aproveitou cruzamento na área e cabeceou para estufar a rede.

QUASE A VIRADA

O segundo tempo começou com menos intensidade, mas o jogo morno não durou muito tempo. Na intermediária, Diego Gonçalves roubou a bola e cruzou para Erison, que finalizou de novo. Boeck, porém, defendeu. Logo em seguida, “El Toro” fez o segundo mas teve o gol anulado por impedimento. A torcida protestou, mas o professor Luís Castro fez um gesto para que a arquibancada continuasse a cantar. Depois, foi a vez do Fortaleza ser ofensivo. Moisés desenvolveu pela esquerda e arriscou outra finalização, mas Cuesta afastou o perigo.

RETA FINAL

O Botafogo continuou pressionando e operando no contra-ataque, mas não teve grandes oportunidades após a tentativa de Erison. Em cobrança de falta, Kayzer chutou forte para o gol mas Gatito espalmou para escanteio. Na sequência, Diego Gonçalves tentou chutar de longe mas não ofereceu perigo.

Quando o jogo se encaminhava para um empate, Patrick de Paula colocou o Botafogo na frente em cobrança de falta que a bola ainda contou com desvio na barreira antes de entrar. Nos acréscimos, Daniel Borges consolidou a vitória para o Alvinegro.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 1 FORTALEZA


Data: 15/05/2022 (domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (BA)
VAR: Daiane dos Santos (SP)
Público e renda: 21.782 pagantes (23.616 presentes)/R$ 577.386,00
Gols: Moisés (17’/1T), Erison (39’/1T), Patrick de Paula (44'/2T) e Daniel Borges (48’/2T).

Cartões amarelos: Ceballos (29’/1T), Diego Gonçalves (29’/1T).
Cartões vermelhos: Ceballos (39’/1T).

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Hugo/34’2T), Kanu, Cuesta, Daniel Borges; Luís Oyama, Tchê Tchê (Patrick de Paula/24’2T), Lucas Fernandes (Chay/12’2T); Victor Sá, Diego Gonçalves (Vinícius Lopes/ 34’2T) e Erison.

FORTALEZA: Boeck; Tinga, Felipe, Marcelo Benevenuto, Brayan Ceballos; Hércules, Lucas Lima (Renato Kayzer/15’2T); Yago Pikachu, Moisés (Juninho Capixaba/28’2T), Lucas Crispim; Silvio Romero (Titi/0’2T).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter