Vôlei: Seleção masculina estreia com vitória na temporada 2016

Equipe dirigida pelo técnico Bernardinho derrotou a Eslovênia por 3 sets a 1 no Desafio de Vôlei. Torneio terá mais uma partida nesta segunda-feira

Vôlei - Seleção Brasileira
Levantador William durante jogo contra a Eslovênia (Foto: Célio Messias/Inovafoto/CBV)

Escrito por

A Seleção Brasileira masculina de vôlei iniciou a temporada 2016 com vitória. A equipe dirigida pelo técnico Bernardinho encarou a Eslovênia, na noite deste sábado, e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 21/25, 25/18, 25/22 e 25/11. A partida, realizada no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), foi a primeira do Desafio de Vôlei, que ainda terá mais um confronto nesta segunda-feira, às 18h30, no mesmo local.

Após o resultado conquistado diante da vice-campeã europeia, Lucarelli, ponteiro da equipe brasileira, comentou o desempenho do time neste início de trabalho.

- Nosso último set foi muito bom mesmo. Na verdade, era o que estávamos tentando fazer desde o início, que era diminuir o número de erros no saque, concentrar mais na recepção e fazer a virada de bola rápida. No quarto set conseguimos tudo isso e ainda defendemos e bloqueamos melhor - disse Lucarelli, que ainda falou sobre a derrota na primeira parcial:

- O primeiro set foi complicado. Erramos coisas bobas, mas sabíamos que isso podia acontecer, já que esse era apenas o nosso primeiro jogo. No decorrer da partida, conseguimos acalmar e ter tranquilidade para virar o resultado - explicou o ponteiro.

O levantador titular do Brasil nesta partida, William Arjona, também elogiou o desempenho do grupo.

- Estamos em uma fase de amadurecimento da equipe, ainda é delicado, e só penso em fazer o time jogar bem. A equipe foi crescendo ao longo da partida e, no final, valeu a pena - afirmou William.

O líbero Tiago Brendle, que revezou com Serginho - cada um jogou dois sets - também falou sobre o desempenho da Seleção Brasileira nesta partida. 

- Ainda é um começo da nossa caminhada para a Liga Mundial e Jogos Olímpicos, que são as duas competições que temos neste ano de 2016, e foi um bom jogo. Claro que ainda é início de trabalho, mas fizemos a nossa parte - destacou Brendle.

O JOGO

O Brasil começou melhor e abriu 3/1 logo no início da partida. No bloqueio de Maurício Souza, a equipe da casa fez 5/3. No primeiro tempo técnico, 8/5 para os brasileiros. A Eslovênia buscou o placar e deixou tudo igual em 11/11. O set ficou ainda mais disputado, com o time visitante conseguindo a virada e fazendo 16/14. A Eslovênia ainda chegou a 20/18 e, na sequência, fez 23/20. Neste momento, Bernardinho pediu tempo. No erro do Brasil, a Eslovênia fechou em 25/21.

A Seleção Brasileira voltou melhor para o segundo set e, no ace de Lucarelli, chegou a 3/1. Ainda com o ponteiro no saque, a equipe da casa chegou a 5/1. A vantagem dos donos da casa se manteve em quatro pontos em 10/6. Com Lucas Lóh explorando o bloqueio adversário, o Brasil chegou a 15/10. No bloqueio de William, a equipe brasileira fez 18/12. Lóh pontuou e levou o placar a 21/16. E, no erro de ataque da Eslovênia, o Brasil fechou em 25/18.

O técnico Bernardinho optou por Tiago Brendle no lugar de Serginho para começar o terceiro set. A seleção brasileira enfrentou equilíbrio e, com Éder, chegou ao ponto de empate (5/5). Os eslovenos assumiram o comando do placar em 8/6. Com Maurício Souza, o Brasil encostou em 9/10. A partida manteve o equilíbrio em 13/13. A equipe brasileira virou e abriu dois em 17/15. Os eslovenos voltaram a empatar (18/18), mas, com Lucarelli bem no saque, o time da casa abriu 21/18. Com bloqueio de Lóh, 22/18. No final, vitória brasileira por 25/22.

A equipe brasileira começou bem o quarto set. Depois das vitórias nas parciais anteriores, a equipe de Bernardinho fez 3/1 no bloqueio de Maurício Souza. E foi com ponto de William, neste mesmo fundamento, que o Brasil chegou a 7/3 e forçou a Eslovênia a pedir tempo. No bloqueio individual de Lucarelli, 11/4. A vantagem aumentou em 14/5. Com mais um bloqueio do ponteiro Lucarelli, o Brasil chegou a 19/6. Lucas Lóh levou o Brasil a fazer 22/9 e, no final, no erro do adversário, o time da casa fechou em 25/11.

EQUIPES:


BRASIL - William, Wallace, Éder, Maurício Souza, Lucarelli e Lucas Lóh. Líbero - Serginho; Entraram - Raphael, Evandro, Tiago Brendle
Técnico: Bernardinho

ESLOVÊNIA - Pajenk, Sket, Gasparini, Vincic, Koncilja e Urnaut. Líbero - Kovacic; Entraram - Ropret, Klobucar, Stem T.
Técnico: Andrea Giani

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter