Renan chama base olímpica para a Liga Mundial: ‘Levaremos o melhor’

Perto do primeiro desafio como técnico da Seleção, medalhista de prata em Los Angeles convoca equipe da Rio-2016, com exceção do líbero Serginho e do levantador William

Renan Dal Zotto
(Foto: Divulgação/CBV)

Escrito por

Renan Dal Zotto assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei com cautela no discurso, em janeiro deste ano, Quatro meses depois, o comandante não despreza o tema renovação, mas diz que a base campeã olímpica na Rio-2016 será essencial para o início do novo ciclo. Dos 12 medalhistas de ouro nos Jogos, ele anunciou nesta segunda-feira a convocação de 10 para a Liga Mundial, seu primeiro compromisso na nova função.

Os únicos ausentes são o líbero Serginho, que já havia anunciado a aposentadoria ao fim da Olimpíada, e o levantador William, que no domingo conquistou o título da Superliga com o Sada Cruzeiro. O segundo estará no radar, mas pediu descanso em 2017 para se dedicar à família.

O oposto Wallace, do Funvic Taubaté, ficará fora da primeira etapa, por causa do nascimento do filho, previsto para acontecer no período em que a equipe estará na Itália. 

- Pela evolução tecnológica, os atletas têm cada vez mais uma longevidade em suas carreiras. O único que declarou abertamente a aposentadoria era o Serginho. Os demais estão em condições. Alguns com certa idade, mas têm condição de chegar ao Mundial em uma forma interessante. Temos jovens surgindo. Vários clubes lançaram novos atletas. Na medida do possível, abriremos espaço para os garotos, em amistosos, para não perder o timing da renovação. O Brasil é visto como favorito, e não podemos ignorar. Temos de ir com o que temos de melhor, sempre - disse Dal Zotto, que também falou sobre a situação do ponteiro cubano Leal, naturalizado brasileiro.

- Leal é um dos melhores do mundo. A informação que temos é de que, em abril de 2019, ele estrá à disposição para uma possível convocação. Lá, veremos como estará. É um jogador agressivo, que define o jogo. Mas teremos de tomar a decisão de acordo com o momento dele - afirmou o técnico.

O primeiro compromisso da equipe é a Liga Mundial, entre 2 de junho e 4 de julho. A primeira etapa será em Pesaro (ITA), contra Polônia, Irã e Itália. A segunda acontece em Varna (BUL), contra Canadá, Polônia e Bulgária. A terceira, em Córdoba (ARG), terá Bulgária, Argentina e Sérvia do outro lado. A fase final será disputada na Arena da Baixada, em Curitiba. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 15 de maio para clientes do Banco do Brasil, e no dia 18 para o público geral.

A Seleção ainda tem pela frente neste ano o Sul-Americano, em Santiago (CHI), de 7 a 11 de agosto, que serve de classificatório para o Mundial de 2018; quatro amistosos contra os Estados Unidos; e a Copa dos Campeões, em setembro, no Japão.

Confira os convocados:

Levantadores: Bruninho, Rapha e Murilo Radke
Opostos: Wallace, Evandro e Renan
Ponteiros: Lucarelli, Maurício Borges, Douglas, Lipe, Lucas Loh e Rodriguinho
Centrais: Lucão, Éder, Mauricio Souza e Otávio
Líberos: Tiago Brendle e Thales.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter