Roberta - Rexona Ades

Roberta (com a bola) jogará sua primeira final como titular (Foto: Divulgação)

Jonas Moura
03/04/2016
02:00
Rio de Janeiro (RJ)

Se existe uma jogadora paciente na final da Superliga feminina de vôlei entre Rexona-Ades e Dentil/Praia Clube neste domingo, às 9h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, é a levantadora Roberta.

Em sua sexta temporada no time do Rio de Janeiro, só agora ela terá a chance de ser titular no duelo decisivo. A oportunidade tardou, mas ao menos veio em boa hora: a quatro meses dos Jogos Rio-2016.

Quando chegou à capital fluminense em 2010 para trabalhar com o técnico Bernardinho, ela sabia que teria de construir um caminho. Na época, era reserva de Dani Lins, hoje titular da Seleção Brasileira.

Nos anos seguintes, Roberta ainda ficou à sombra de Fernanda Venturini (2011/2012) e Fofão (2012 a 2015), as duas maiores levantadoras da história do vôlei brasileiro.

Com a aposentadoria da campeã olímpica no ano passado, as portas pareciam abertas. Mas a diretoria do Rexona apostou na americana Courtney Thompson, de 31 anos. De novo, Roberta teve de se contentar em ser a número dois.

A titularidade só veio na semi, contra o Vôlei Nestlé. Precisa, a então reserva entrou no segundo set da segunda partida da melhor de três e ajudou o Rexona a virar a série. Diante do Praia, o time tenta a 11ª taça. E confia na paranaense.

– Fico feliz, mas aliviada de saber que a Courtney nos ajuda. Do lado profissional e pessoal, é um momento único. Nunca vou esquecer – afirmou Roberta ao LANCE!.

"Do lado profissional e pessoal, é um momento único. Nunca vou esquecer" - Roberta

Questionada sobre suas inspirações, ela cita, como não poderia deixar de ser, Fofão. Mas faz questão de enfatizar o papel de Dani Lins no seu crescimento como jogadora:

– Ainda levarei alguns anos para ter a experiência dela, mas quando a vejo, fico calma. Deus sabe das coisas. Quem sabe não jogaremos uma Olimpíada juntas um dia?

A vaga de reserva do Brasil na Rio-2016 é uma incógnita desde a gravidez de Fabíola. A final de hoje pode começar a mudar o quadro.

Roberta - Rexona Ades
Roberta foi destaque do Rexona na semifinal (Foto: Divulgação)

Rexona e Praia Clube fizeram, respectivamente, as duas melhores campanhas da primeira fase da Superliga.

QUEM É ELA


Nome
Roberta Silva Ratzke (25 anos)

Nascimento
28/04/1990, em Curitiba (PR)

Altura e peso

1,85m e 68kg

Maiores conquistas
Tetracampeã da Superliga e tri Sul-americana com o Rexona-Ades.