Jogadores da seleção de vôlei de Cuba são presos por estupro na Finlândia

Cinco atletas foram condenados por agressão sexual durante viagem do time ao país para partidas da Liga Mundial deste ano

Luis Tomas Sosa Sierra , jogador da equipa de voleibol nacional de Cuba, acusado de estupro
Luis Tomas Sosa Sierra, fotografado na corte de Tampere, é um dos atletas presos (Foto: AFP)

Escrito por

Cinco jogadores da seleção masculina de vôlei de Cuba foram condenados à prisão nesta terça-feira na cidade de Tampere, na Finlândia, acusados de estupro. O capitão da equipe Rolando Cepeda Abreu, além de Abrahan Alfonso Gavilan, Ricardo Calvo Manzano e Osmany Uriarte Mestre, receberam a sentença de cinco anos de reclusão. Luis Sosa Sierra teve uma pena menor, e ficará na cadeia por três anos e seis meses. Um sexto atleta, Dariel Albo Miranda, foi inocentado e liberado.

O episódio aconteceu no dia 2 de julho deste ano, durante viagem da equipe cubana à Finlândia para partidas da Liga Mundial de vôlei - neste dia, o time da casa derrotou Cuba no torneio, por 3 sets a 1.

Segundo a investigação, a mulher, de identidade não revelada, conheceu os jogadores em uma boate no mesmo hotel onde os atletas estavam hospedados. Ela teria feito sexo com consentimento com o jogador Osmany Uriarte Mestre no quarto dele. Mas, em seguida Uriarte teria chamado seus companheiros de equipe, que a abusaram sexualmente durante aproximadamente uma hora e meia. Tudo foi filmado e fotografado pelos próprios cubanos.

Os atletas negam a acusação, e disseram que tudo foi feito com consentimento. Já a investigação concluiu que os fatos não foram de comum acordo - uma das evidências para a acusação foram mensagens trocadas pelos cubanos por telefone. A mulher teria sido puxada pelos cabelos e segurada pelo pescoço, pois teria tentado fugir do quarto e pedido socorro aos gritos. 

Luis Sosa Sierra acabou recebendo uma pena menor pois teria cometido estupro na mesma mulher em outro quarto, sem a presença dos outros atletas. Todos os cinco condenados, além da reclusão, terão de pagar 24 mil euros (cerca de R$ 87 mil) para a vítima. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter