Equipe Bahiano de Tênis no Vôlei

Divulgação

LANCE!
10/11/2017
18:56
Salvador (BA)

Ainda recente no vôlei, o Clube Bahiano de Tênis será o único representante do estado da Bahia e do Nordeste no Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei de Quadra, categoria Sub 20 Feminino, promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Federação Baiana de Voleibol. O torneio começa nesta segunda-feira na sede do Bahiano de Tênis, situada no bairro da Barra, em Salvador, e vai até o sábado, dia 18.

O Bahiano de Tênis tem em seu grupo o gigante Botafogo de Futebol e Regatas e faz sua estreia na competição na próxima quarta-feira. A equipe foi criada em 2015, lidera o ranking do estado da Bahia na categoria adulta alcançando 19 finais no estado e utilizará o evento nacional sub-20 feminino como um aprendizado para formação de novos talentos do vôlei baiano e o crescimento: "A Bahia está distante da realidade do alto rendimento no voleibol. Esse será o passo inicial para reavaliar nosso potencial. Essa competição trará para perto atletas de ponta de todo o pais e algumas com participação na Superliga , sendo uma boa referência para nossas jovens atletas. O grupo esta treinando forte e melhorando a cada dia. É um grupo jovem, teremos oportunidade de crescer e encurtar nossa distancia das demais equipes. O CBT (Clube Bahiano de Tênis) está nos dando o apoio que precisamos, mas ainda precisamos do incentivo das empresas privadas para chegarmos as condições ideais", afirmou Duda Souza, técnico da equipe.

"A equipe adulta do CBT é a lider do ranking baiano e é uma excelente referência para todas. Esperamos contar com o apoio e o calor da nossa torcida para nos apoiar e jogar o time pra cima. Temos hoje o bloqueio e a defesa como nossos melhores fundamentos e uma grande regularidade no saque. Se tudo sair certinho acredito que jogaremos em igualdade com as demais equipes", seguiu o treinador que tem como time-base Tati - levantadora, Bulcks e Camila - centrais, Nanda - oposta, Teca e Rafa - pontas e Ingrid - líbero e como suplentes Mari - levantadora, Paula e Bia - centrais, Livia - oposta e Aninha - ponta. Todas são baianas.

A ideia de Duda Souza é que o time do Bahiano já possa disputar torneios nacionais no adulto: "Para 2018 já estamos com o projeto de montar uma equipe e disputar a Superliga B. Só dependemos de conseguir bons parceiros", finalizou.

"Estamos na busca por recursos para disputar a Superliga B, é nosso projeto. Quando assumimos a presidência em 2013 nosso foco era formar equipes de alto rendimento. O Clube Bahiano de Tênis é reconhecido pela formação de atletas e apoio ao esporte olímpico. E assim continuamos nesses projetos em busca de formação de equipes com intuito de alavancar o esporte baiano", afirmou Gian Biglia, presidente do clube que em 2016 completou seu Centenário.

O Bahiano estreia apenas na quarta-feira às 20h diante do Botafogo (RJ) em virtude da desistência de última hora do São José dos Campos (SP). Diante da mudança houve uma alteração nas programações de segunda e terça-feira. A competição começa nos dois dias a partir das 18h. O Fluminense (RJ) abre o torneio enfrentando o Bradesco (SP) e o Flamengo (RJ) joga contra o ABC do Vôlei (SC) a partir das 20h.

Atualmente, a CBV já realiza o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), onde as equipes são formadas por suas federações locais. Agora, porém, os clubes também contarão com um torneio nacional que proporcionará rodagem e experiência aos jovens atletas. As categorias são Sub-15, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, no gênero feminino, e Sub-16, Sub-19 e Sub-21 no masculino.

Na etapa em Salvador, estarão na disputa do título oito equipes, representantes dos clubes Botafogo Futebol e Regatas (RJ), Clube Bahiano de Tênis (BA), Mackenzie Clube (MG), Clube de Regatas Flamengo (RJ), ABC do Vôlei (SC), Minas Tênis Clube (MG), Fluminense Football Club (RJ) e o ADC Bradesco (SP). Os times serão divididos em três grupos com três integrantes cada, um grupo contará com duas equipes, que jogarão entre si na fase classificatória. Os vencedores de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam às quartas de final que acontecem no dia 16, quinta-feira. As semifinais serão na sexta, dia 17, junto com a disputa de 5º ao 8º lugar. A final será no sábado, dia 18, a partir das 19h com o terceiro lugar sendo jogado às 17h.

Confira os Grupos

Grupo A - Clube Bahiano de Tênis (BA) e Botafogo de Futebol e Regatas (RJ)

Grupo B - Mackenzie Esporte Clube (MG), Clube de Regatas Flamengo (RJ) e ABC do Vôlei (SC)

Grupo C - Minas Tênis Clube (MG), Fluminense Football Club (RJ) e ADC Bradesco (SP)

Confira a nova programação dos Jogos:

13/Novembro

18h - Fluminense (RJ) x Bradesco (SP)

20h - Flamengo (RJ) x ABC Vôlei (SC)

14/Novembro

18h - Mackenzie (MG) x ABC Vôlei (SC)

20h - Minas Tênis (MG) x Bradesco (SP)

15/Novembro

16h - Fluminense (RJ) x Minas Tênis (MG)

18h - Flamengo (RJ) x Mackenzie (MG)

20h - Clube Bahiano (BA) x Botafogo (RJ)

16/Novembro

9h - Quartas de Final - Melhor 1º Colocado x 2º Melhor 3º Colocado

11h - 2º Melhor 1º Colocado x Melhor 3º Colocado

18h - 3º Melhor 1º Colocado x 3º Melhor 2º Colocado

20h - 1º Melhor 2º Colocado x 2º Melhor 2º Colocado

17/Novembro

9h e 11h - Disputa do 5º ao 8º lugar

18h e 20h - Semi Finals

18/Novembro

17h - Disputa do 3º Lugar

19h - Final

Cronograma de etapas:
CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES – Vôlei de Quadra
Categoria Data Local
Sub-16 Feminino – 14 a 19 de outubro – Clube Mackenzie, Belo Horizonte (MG)
Sub-16 Masculino – 22 a 27 de outubro – Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
Sub-20 Feminino – 13 a 18 de novembro – Clube Bahiano de Tênis, Salvador (BA)
Sub-15 Feminino – 14 a 19 de novembro – Fluminense, Rio de Janeiro (RJ)
Sub-19 Masculino - 21 a 26 de novembro – Grêmio Náutico União, Porto Alegre (RS)
Sub-18 Feminino – 28/11 a 03/12 - Olympico Clube, Belo Horizonte (MG)

Sub-21 Masculino – 5 a 10 de dezembro – Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ)

O torneio tem o patrocínio da Saltur - Empresa Salvador Turismo, conta com o apoio do vereador Paulo Magalhães e é uma realização do Comitê Brasileiro de Clubes, Confederação Brasileira de Voleibol, Clube Bahiano de Tênis e a Federação Baiana de Voleibol.