Duplas brasileiras avançam às oitavas de final na etapa de Itapema

Ágatha/Duda, Fernanda Berti/Bárbara Seixas e Maria Elisa/Carol Solberg venceram duas vezes no primeiro dia do torneio e asseguraram a classificação direta para a próxima fase

Medalhista olímpica na Rio-2016, Ágatha disputará o Mundial militar assim como Duda
Ágatha e Duda foram uma das duplas classificadas (Crédito: Jorge Rodrigues)

Escrito por

O Brasil garantiu três duplas nas oitavas de final do torneio feminino na etapa de Itapema (SC) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta quinta-feira, Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) venceram os dois duelos do dia e saíram em primeiro na chave de grupos.

Nesta sexta-feira, acontecem os últimos jogos da fase de grupos, além da repescagem e das oitavas de final. Os duelos da fase eliminatória, porém, só serão conhecidos na manhã desta sexta, após o encerramento da fase de grupos.

Outras duas duplas brasileiras que entraram em quadra nesta quinta estão vivas no torneio. Taiana e Carol Horta (CE) já estão na repescagem. Josi e Lili (SC/ES) ainda jogam pela fase de grupos.

Quem larga em primeiro na chave vai direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros colocados disputam a repescagem. Quem fica em último na chave está eliminado do torneio.

Fernanda Berti e Bárbara Seixas, campeãs da etapa passada, em Huntington Beach, nos EUA, mantiveram o bom momento. A dupla número um do país no ranking internacional saiu em primeiro lugar na chave ao vencer as suíças Eiholzer/ Steinemann por 2 sets a 0 (21/15, 22/20), em 38 minutos, e as russas Kholomina/Makroguzova por 2 sets a 1 (17/21, 21/16, 15/10), em 47 minutos. 

As campeãs brasileiras Maria Elisa e Carolina Solberg, prata na etapa passada, em final brasileira, também começaram bem, em primeiro na chave E. Elas superaram na estreia as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra por 2 sets a 0 (21/10, 21/13), em 27 minutos, e as suíças Nina Betschart e Tanja Huberli por 2 a 0 (21/15, 21/15), em 31 minutos.

Quem também passou direto às oitavas de final foi Ágatha e Duda, que largaram vencendo as norte-americanas Emily Day e Betsi Flint por 2 sets a 1 (21/13, 19/21, 15/10), em 45 minutos, e na sequência superaram as alemãs Bieneck/Schneider por 2 a 0 (21/14, 21/16), em 31 minutos. 

Taiana e Carolina Horta (CE) começaram bem, superando na primeira rodada as espanholas Baquerizo e Fernandez por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 32 minutos. No jogo valendo a liderança e vaga direta nas oitavas, a dupla brasileira acabou tropeçando contra as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 (21/18, 14/21, 15/12), em 46 minutos. A parceria disputa a repescagem nesta sexta-feira, em duelo a definir.

Josi e Lili (SC/ES) jogaram somente uma vez, pois perderam a partida de estreia. Elas foram superadas pelas norte-americanas Summer Ross e Sara Hughes por 2 sets a 0 (21/14, 21/19), em 33 minutos de duração. As adversárias no grupo F, valendo o terceiro lugar, serão as finlandesas Taru Lahti e Anniina Parkkinen, às 8h50 (de Brasília).

No masculino, após duas vitórias na fase de grupos, André/Evandro e Guto/Vitor Felipe garantiram um lugar na fase eliminatória. Álvaro Filho/Saymon e Ramon Gomes/Fernandão perderam na estreia e tentarão seguir na competição nesta sexta-feira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter