Gstaad do Circuito Mundial de vôlei de praia - Larissa/Talita x Walsh/Ross

Larissa/Talita conquista título na Suíça derrotando Walsh/Ross (Foto: Divulgação/FIVB)

Daniel Bortoletto, enviado especial a Gstaad (SUI)
09/07/2016
12:18

Deu Brasil no lugar mais alto do pódio na etapa de Gstaad, na Suíça, válida pelo Circuito Mundial.

Neste sábado, Larissa e Talita conquistaram o título derrotando as americanas Walsh e Ross por 2 a 0, parciais de 21-18 e 21-14.

Para muitos especialistas em vôlei de praia uma prévia da aguardada final olímpica, no próximo mês, em Copacabana.

Diria que fiquei bem impressionado com o que vi de Larissa e Talita em Gstaad. Seis jogos sem perder um mísero set (vi três deles), incluindo, além das americanas, vitórias sobre Van Iersel/Mappelink (HOL) e Menegatti/Orsi (ITA). As italianas, inclusive, haviam derrotado as brasileiras nas oitavas de final na etapa anterior, em Porec (CRO), um resultado que mexeu com a dupla para a competição em Gstaad. 

Uma característica a ressaltar de Larissa e Talita é a confiança. Sempre que viveram momentos com placar adverso (alguns com até cinco pontos de desvantagem) mostraram maturidade para a reação. Talita explica:

- Esse torneio foi um bom resumo da história que eu e a Larissa construímos. Jogamos muito bem, não deixamos as adversárias jogarem, mas para isso a gente se doou muito. A gente não só jogou, mas entrou em quadra querendo 200%, jogando 200% e a cada bola atuando como se fosse o último ponto da final - afirmou.

Talvez alguns números definam ainda melhor o ciclo olímpico da dupla brasileira. No Circuito Mundial disputaram juntas 24 etapas, com 13 ouros, 2 pratas e 1 bronze (16 medalhas). 154 jogos com 138 vitórias. Somando outras competições, são 236 partidas, com 2014 triunfos.

Agora, faltando pouco mais de três semanas para a Rio-2016, a dupla não disputará mais nenhum torneio de preparação. A comissão técnica liderada por Reis Castro abriu mão da etapa de Klagenfurt, na Áustria, na próxima semana. O time voltará para o Brasil, com alguns dias de folga e depois treinos em Saquarema e na Urca.

* O editor viaja a convite da FIVB