Com uma novidade, Zé Roberto convoca 19 nomes para ano olímpico

Enquanto aguarda gravidez da levantadora Fabíola, técnico testará a novata Naiane, destaque na Superliga pelo Minas, e Roberta, campeã pelo Rexona. Ele fará sete cortes

José Roberto Guimarães
José Roberto Guimarães anunciou primeira convocação do ano olímpico (Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB)

Escrito por

Com uma novidade, o  técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, as 19 convocadas para os treinamentos da temporada, que terá como ponto alto os Jogos Olímpicos Rio-2016, em agosto. A levantadora Naiane, do Camponesa/Minas, está na lista pela primeira vez.

Ainda sem saber se contará com Fabíola, grávida de sete meses, na Rio-2016, Zé Roberto disse em entrevista coletiva que vai aguardar o pós-parto da jogadora para tomar uma decisão. Ela está na lista de convocadas. Enquanto isso, prepara um plano B. Além de Naiane, Roberta confirmou a expectativa e brigará por uma vaga após bons desempenhos na reta final da Superliga. 

- Se for pensar em segunda levantadora, em quem já agregou valor à Seleção e a seu portfólio, é a Fabíola. A Roberta foi convocada no ano passado. Já havia um comprometimento nosso de ela vir treinar na equipe, não como convidada, mas como convocada. Assim nós fizemos. Novidade acho que é realmente a Naiane - disse Zé, que torce pela boa recuperação de Fabíola:

- Rezamos para que ela volte bem. Mas ficar só com a Roberta como reserva é muito arriscado. Então, achamos por bem convocar uma terceira levantadora, que se apresentou muito bem nas últimas duas temporadas - avaliou.

Os demais nomes não fugiram do esperado: a levantadora Dani Lins, titular da posição, as ponteiras Jaqueline, Fernanda Garay, Natália, Gabi e Mari Paraíba, as centrais Thaisa, Fabiana, Juciely, Adenízia e Carol, as opostos Sheilla, Tandara e Monique e as líberos Camila Brait e Leia. Para a Rio-2016, ele fará sete cortes, pois só pode levar 12 atletas.

Fabiana e Leia já se apresentam nesta segunda-feira em Saquarema, enquanto as atletas que disputaram a final da Superliga, no domingo, chegarão no dia 11. Garay e Sheilla, que atuam no exterior, se integrarão ao grupo até o final do mês.

O Brasil terá o Grand Prix como principal compromisso antes da Olimpíada. Para a Seleção, o torneio começa no dia 9 de junho, contra a Itália, na Arena Carioca 1, enquanto o Maracanãzinho passa por reformas. Antes, parte do grupo disputa dois amistosos nos dias 27 e 29 de maio, em São José dos Pinhais (PR), contra adversário ainda não definido.

Além disso, uma equipe "B" será convocada para disputar o Montreux Volley Masters, na Suíça. Do grupo anunciado nesta segunda, a única que jogará a competição é Naiane. Outros nomes que também se destacaram na Superliga terão chance de mostrar serviço. Embora ele não tenha anunciado, dentre as cotadas estão as opostos Paula e Rosamaria, convocadas no ano passado.

- Nós gostaríamos de trabalhar com um grupo mais reduzido agora, mas não podemos ficar com a conta do chá, muito em cima do número de jogadoras. Temos de pensar em vários aspectos de treinamento e de evolução técnica ou tática, mas temos alguns problemas físicos - disse o técnico, que não descarta mudanças até agosto.

- Nestes quatro meses, o planejamento será um pouco diferente do que em outros anos. Se surgir alguma surpresa, não descarto levar para a Olimpíada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter