CIRCUITO MUNDIAL: Maceió volta a receber evento mundial após 20 anos (foto:Matheus Vidal/CBV)

CIRCUITO MUNDIAL: Maceió volta a receber evento mundial após 20 anos (foto:Matheus Vidal/CBV)

RADAR/LANCE!
22/02/2016
20:28
Maceió (AL)

 Sol, areia e um belíssimo mar verde ao fundo. Este é o cenário perfeito para uma partida de vôlei de praia, e será esta a moldura para o primeiro evento do Circuito Mundial a ser realizado no Brasil na temporada 2016. A praia de Pajuçara será palco do Open Maceió de 23 a 28 de fevereiro, e receberá os melhores times da modalidade em nível internacional.

 A capital alagoana foi sede de uma etapa chancelada pela Federação Internacional e Voleibol (FIVB) apenas uma vez, há 20 anos, quando um torneio feminino teve o pódio completo por parcerias brasileiras (Jaqueline/Sandra com o ouro, Adriana Samuel/Mônica com a prata e Adriana Behar/Shelda com o bronze).

 Em 2016, o Open de Maceió abre uma séria de cinco eventos do Circuito Mundial, que ainda contará com o Grand Slam do Rio de Janeiro (8 a 13 de março), Open de Vitória (15 a 20 de março), Open de Fortaleza (26 de abril a 1 de maio) e os Jogos Olímpicos Rio 2016 (5 a 21 de agosto).

 A competição que começa nesta terça-feira dará um total de 150 mil dólares em premiações e 500 pontos à dupla campeã. Ao todo serão 104 duplas que representarão 31 países dos cinco continentes. O primeiro dia será reservado ao torneio classificatório que terá 24 times no masculino e 32 no feminino, desses, oito parcerias de cada naipe avançarão para a chave principal. Todas as partidas têm entrada franca.

 O trabalho da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com a FIVB, tem o intuito de proporcionar o melhor para que os atletas façam do torneio um verdadeiro espetáculo esportivo. O diretor de Voleibol de Praia da CBV, Fulvio Danilas, tem boa expectativa para a realização do campeonato.

- A CBV está trabalhando bastante para que as competições que sediaremos no Brasil estejam com tudo a contento para receber os atletas do mundo todo, com as arenas preparadas paras que todas as equipes possam desempenhar um voleibol de altíssimo nível. Teremos aqui as melhores duplas do mundo, que tem no Circuito Mundial a chance de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos - disse Fulvio Danilas.


 O Brasil contará com 15 duplas em Maceió, dessas oito começam pelo qualificatório: Ricardo/Harley , Guto/Saymon, Bruno/Hevaldo, Allison Francioni/Vinícius, Thiago/George no masculino, e Maria Elisa/Lili , Duda/Elize Maia e Ângela/Rachel no feminino.

 Outras sete parcerias começarão direto na chave principal: Pedro Solberg/Evandro, Álvaro Filho/Vitor Felipe e Oscar/André entre os homens, e, no naipe feminino Ágatha/Bárbara Seixas, Larissa/Talita, Juliana/Taiana e Val/Josi. Convidados pela organização do Evento.

- Esse será o primeiro evento onde os atletas terão a oportunidade de testar toda a preparação que vêm fazendo. O critério que adotamos para a corrida olímpica proporcionou tempo para eles montarem uma programação, que pode ter ajustes de acordo com o desempenho. Ter experiências de jogo com outras duplas é muito importante, e este torneio tem um pouco dessa função: o estudo dos adversários. Esse ano será especial, primeiro pela quantidade de eventos internacionais que teremos no Brasil - explicou o gerente de Seleções de Voleibol de Praia da CBV, Franco Neto.

Formato de Disputa

Torneio Qualificatório: 32 times (máximo)
Os confrontos são definidos com base na pontuação das duplas no ranking de entradas. O time cabeça de chave número 1 enfrenta a dupla ranqueada na 32º posição. As partidas são eliminatórias. Os 16 vencedores da primeira fase se enfrentam novamente na segunda rodada, que define os oito times classificados à fase de grupos.

Torneio Principal: 32 times
As equipes são divididas em oito grupos de quatro times, de acordo com a posição no ranking, jogando entre si. Os primeiros de cada grupo avançam às oitavas de final, e os segundos e terceiros disputam a repescagem. A partir das oitavas a competição segue em sistema de eliminatória simples até a final, programada para este domingo.