Ricardo e Emanuel (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Emanuel fez grande parceria com Ricardo (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

RADAR/LANCE!
01/03/2016
15:00
Rio de Janeiro (RJ)

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) prestará homenagem ao jogador de praia Emanuel no próximo dia 13, no encerramento do Grand Slam do Rio de Janeiro, evento integrante do Tour Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que será disputado pelo atleta, em dupla com Ricardo, com quem forma a parceria brasileira mais vitoriosa da modalidade, com 64 títulos. O jogador informou à CBV a decisão de encerrar a carreira no Grand Slam do Rio de Janeiro.

Entre as conquistas da dupla Emanuel e Ricardo, estão duas medalhas olímpicas, de ouro nos Jogos Atenas 2004 e de bronze nos Jogos Pequim 2008. Com Alison, Emanuel foi prata olímpica nos Jogos Londres 2012. Emanuel disputou todas os Jogos Olímpicos realizados em que o vôlei de praia esteve presente até agora.

Em Atlanta 1996, esteve com Zé Marco; em Sydney 2000, com Loiola. Emanuel nasceu em Curitiba, em 15 de abril de 1973, e começou a carreira no vôlei de quadra, defendendo o Curitibano. Em 1991, passou a jogar vôlei de praia.

A dupla Emanuel/Ricardo foi apontada como reserva para os Jogos Olímpicos Rio 2016 pela CBV após a corrida olímpica que definiu os representantes brasileiros no evento. O corpo técnico da CBV avaliará a situação, inclusive com o próprio jogador, antes da definição dos nomes a serem inscritos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 - a lista "larga", preliminar, em 15 de abril, e a lista final, com as definições das duplas titulares e dos jogadores reservas, em 1 de julho.