Alix é destaque do Praia Clube

Alix Klineman (ao centro) é a maior pontuadora da Superliga feminina (Foto: Divulgação/CBV)

Jonas Moura
03/04/2016
02:00
Rio de Janeiro (RJ)

A responsabilidade da americana Alix Klineman ao desembarcar no Brasil em setembro do ano passado era dupla. Contratação de peso do Dentil/Praia Clube, que hoje disputa pela primeira vez uma final de Superliga feminina, ela tinha de fazer valer o investimento. Ao mesmo tempo, precisava agradar ao técnico da seleção dos Estados Unidos, Karch Kiraly.

É provável que o ex-jogador esteja atento à decisão contra o Rexona-Ades, neste domingo, às 9h, em Brasília, para saber se a ponteira de 1,95m manterá o embalo. Ela deixou todas as brasileiras para trás na conta das maiores pontuadoras do campeonato. Foram 438 acertos, 59 a mais do que a segunda colocada, a ponteira Natália, do time carioca.

– Estou mais confiante como jogadora. Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal (contra o Minas) deu forças – falou Alix ao LANCE!.

"Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal nos deu forças" - Alix

O bom desempenho não ilude a atacante. Ela sabe que a concorrência na seleção americana para a Rio-2016 é forte. Tanto que ficou fora do elenco que obteve a classificação olímpica, em janeiro deste ano. Em 2015, a atleta chegou a ser convocada para alguns campeonatos.

– Meu maior objetivo é disputar os Jogos Olímpicos, sem dúvidas. O time é muito forte atualmente. É difícil, mas tenho a sorte de ter feito parte do programa do país e treinado com a seleção – disse a atleta.

Kiraly é referência para a americana, formada pela Universidade de Stanford. Não só pelo que faz na equipe, mas pela contribuição ao desenvolvimento da modalidade. Ela, que começou no vôlei de praia, mas mudou para a quadra para poder aliar o esporte a uma bolsa de estudos gratuita, reconhece a diferença cultural entre as nações favoritas à medalha de ouro em agosto:

– Kiraly é muito competitivo e criou um ambiente favorável. O sistema adotado por ele vem funcionando. Mas lá o esporte não é popular como aqui. Dou praticamente zero entrevistas nos EUA (risos).

Praia
Alix vibra em partida da Superliga (Foto: Divulgação)

Rexona e Praia Clube fizeram, respectivamente, as duas melhores campanhas da primeira fase da Superliga. Enquanto o time do Rio de Janeiro busca o 11º título, a equipe de Uberlândia tenta um feito inédito.

QUEM É ELA

Nome
Alexandra Rose Klineman (26 anos)

Nascimento
30/12/1989, em Manhattan Beach (EUA)

Peso e altura
1,95m e 78kg

Maiores conquistas
Bronze no Pan de Guadalajara-2011 e Ouro na Copa P.Americana-2015.