Brasil vence a Bélgica e avança para a fase final da Liga Mundial de vôlei

Seleção Brasileira superou os belgas por 3 sets a 2 neste sábado, e segue na busca pelo título da competição. Próximo jogo será no domingo, diante da França<br>

William comemora com Wallace (Foto: Divulgação/FIVB)
William comemora com Wallace (Foto: Divulgação/FIVB)

Escrito por

A última vez que Brasil e Bélgica se enfrentaram no vôlei masculino foi em 1974, no Campeonato Mundial do México. Neste sábado, após 42 anos depois, mais uma vitória da Seleção Brasileira, que fez 3 sets a 2, com parciais de 20/25, 25/23, 22/25, 25/23 e 15/11, nesta primeira vez que os times jogaram contra em uma Liga Mundial. A partida, realizada no Palais des Sports, em Nancy, na França, teve 2h08 de duração e o resultado garantiu o Brasil na Fase Final da competição.

A Seleção Brasileira passa a ter sete vitórias em oito partidas disputadas nesta edição da Liga Mundial, e já volta a jogar neste domingo (03/07), às 13h (de Brasília), contra a França, no último compromisso dessa terceira semana da competição. O time de Bernardinho não depende de uma vitória, já que, neste sábado, carimbou o passaporte para a Fase Final, que será em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 13 a 17 de julho.

Nesta tarde, o Brasil levou um susto e precisou do tie break para assegurar o resultado positivo. A equipe contou com boa pontuação do oposto Wallace, que marcou 23 vezes, sendo 21 pontos de ataque e dois de bloqueio. Além dele, o ponteiro Lucarelli, também se destacou com os mesmo 21 pontos, mas sendo 17 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque. O ponteiro Murilo foi o terceiro maior pontuador do Brasil, com 15 acertos.

O levantador William, que entrou em quadra no segundo set, teve participação importante na vitória do Brasil. Após a partida, o jogador analisou o desempenho do grupo brasileiro na partida.

- Foi um jogo difícil e nós já esperávamos isso. Eles têm um time de qualidade, tecnicamente muito bom, e nos colocou em dificuldades com alguns golpes diferentes do que estamos acostumados, com um jogo mais tocado e com menos força - comentou William, que  ainda fez questão de destacar o valor da vitória:

- O nosso time foi valente. Precisávamos dessa vitória para garantir a presença na Fase Final, tivemos que buscar um jogo que se colocava complicado e o grupo se saiu bem. Esse tipo de vitória também é importante. Aprender a jogar de igual para igual independentemente do adversário. Todos os times que estão aqui têm qualidade - acrescentou William.

O levantador da Seleção Brasileira também comemorou a classificação:

- Estou muito feliz de poder disputar uma Fase Final e vamos com tudo na busca por esse título - garantiu William.

O Brasil é o maior vencedor da Liga Mundial, com nove títulos  e entra nesta 27ª edição da Liga Mundial na busca pelo décimo. Além disso, a Seleção Brasileira é recordista de pódios da competição: subiu em 19 das 26 edições, tendo nove medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

EQUIPES: 

BRASIL: Bruninho, Wallace, Éder, Isac, Lucarelli e Murilo. Líbero - Serginho
Entraram: Evandro, William, Maurício Souza, Douglas
Técnico: Bernardinho

BÉLGICA: Deroo, Verhees, Van De Voorde, Van Walle, Valkiers e Rousseaux. Líbero - Ribbens
Entrou: Van De Velde
Técnico: Dominique Baeyens

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter