Brasil estreia ‘engasgado’ na Liga Mundial

Seleção Brasileira enfrenta o Irã nesta quinta no Rio de Janeiro em nova tentativa pelo décimo título. Última taça foi erguida há seis anos

Seleção masculina conhece tabela
Bernardinho lidera treino da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Escrito por

Se na década passada a Seleção Brasileira masculina de vôlei foi dominante na Liga Mundial, na atual a equipe segue “engasgada” na busca pelo décimo título da competição. É com este sentimento que a equipe comandada pelo técnico Bernardinho estreia na edição 2016 do torneio.

O Brasil entra em quadra nesta quinta-feira contra o Irã, às 14h10 (de Brasília), no Rio de Janeiro, tentando quebrar um tabu. Quando a bola subir na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, Murilo, Bruninho e companhia começarão a busca pelo primeiro título no torneio desde 2010. São seis anos de “seca” para uma equipe que se acostumou a ficar no lugar mais alto do pódio.

Na década passada, o Brasil venceu oito vezes a Liga Mundial em dez tentativas (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Mas a sequência triunfal parou no passado.

– Estamos há algum tempo engasgados na busca por esse decacampeonato, mas a preocupação maior é crescer, jogar bem e se sentir confiante durante a disputa da Liga para, em agosto, chegarmos no melhor momento – disse o técnico Bernardinho, em referência aos Jogos Olímpicos Rio-2016. A Liga Mundial servirá como uma preparação para o torneio olímpico, que o Brasil também não vence desde 2004.

Nesta semana, no Rio de Janeiro, o Brasil também enfrentará a Argentina, amanhã, e os Estados Unidos, no sábado. No total, a equipe fará nove jogos na primeira fase. A reta final será na Polônia, em julho.

A LIGA MUNDIAL 2016

Equipes
Doze times disputarão o título neste ano na Liga Mundial: Brasil, Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Polônia, Rússia e Sérvia.
......................
Sistema de disputa
Na primeira fase, cada equipe disputará nove partidas, divididas em três semanas. Os cinco primeiros colocados mais a Polônia, país-sede da fase final, disputarão o título entre os dias 13 e 17 de julho.
......................
Seleção Brasileira
Bruninho e William (levantadores); Lucarelli, Murilo, Lipe, Douglas Souza e Maurício Borges (pontas); Lucão, Sidão, Eder, Maurício Souza e Isac (centrais); Wallace e Evandro (opostos); Serginho e Tiago Brendle (líbero).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter