Vasco x Macaé - Campeonato Carioca Basquete

Vasco venceu o Macaé no jogo 1 dos playoffs do Campeonato Carioca de basquete (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

David Nascimento
17/10/2016
21:37
Rio de Janeiro (RJ)

São Januário recebeu na noite desta segunda-feira o jogo 1 dos playoffs do Campeonato Carioca de basquete entre Vasco e Macaé. Valendo vaga para final, o time mandante fez valer o favoritismo e venceu por 74-58. Nesta quarta-feira, as equipes voltam a se enfrentar às 19h, desta vez com mando do Macaé, e uma vitória fará o Vasco fechar a série e esperar Flamengo ou Botafogo, que jogam o outro playoff, na grande decisão.

Diferentemente do jogo de sexta-feira, quando mais de 1,500 torcedores do Vasco compareceram ao Tijuca Tênis Clube para acompanhar o último jogo da fase classificatória diante do Flamengo, São Januário contou com a presença de pouca torcida, cerca de 100 pessoas. Mas isso não fez o incentivo das arquibancadas ser menor ou algo parecido. O apoio foi grande, principalmente no primeiro quarto, quando o Macaé quase não jogou e o Vasco voou com Fiorotto. Parcial 21-6.

O Macaé voltou com uma postura melhor no segundo quarto, trabalhando mais a marcação e arremessos fáceis com Pitico. Pezão e Rafael também mostraram desenvoltura, um princípio de reação nos minutos que se sucederam, mas o Vasco soube administrar bem a vantagem construída no quarto inicial. David Jackson soube aproveitar as falhas e se sobressaiu no time comandado por Christiano Pereira. Antes do intervalo, 34-23.

Na volta do intervalo, os técnicos mudaram as formações, visando fazer com que os principais nomes ficassem com gás para o quarto decisivo. Nezinho e Murilo ainda tiveram boas visões, segurando o ritmo para não desperdiçar as oportunidades para o Vasco, que foi para o último quarto com 51-40. No último período, a vantagem só cresceu, com David Jackson se firmando como o cestinha ao fazer 15 pontos e selar a vitória vascaína.

O destaque negativo aconteceu ainda no último quarto. O ala Rafael, do Macaé, faltando cinco minutos, passou mal e desmaiou. A maca foi chamada rapidamente e ele saiu do ginásio direto para o hospital na ambulância. Até o fechamento desta reportagem, não foi divulgado o estado de saúde dele.