Eder Luis comemora gol contra o Bangu. (Foto: Paulo Sergio)

Eder Luis viveu grandes momentos na primeira passagem pelo Cruz-Maltino (Foto: Paulo Sergio)

Felippe Rocha e João Matheus Ferreira
04/11/2015
09:10
Rio de Janeiro (RJ)

Agora é oficial. O Vasco ganhou um reforço para a reta final do Campeonato Brasileiro. O atacante Eder Luis voltou ao time, mostrou a antiga velocidade contra o Fluminense, e espera, agora, ficar mais minutos em campo. Assim, além de minimizar o prejuízo do tempo sem atuar, por causa da recuperação após delicados procedimentos no joelho direito, ele quer ser útil na luta contra o rebaixamento.

- É uma situação um pouco mais difícil até por causa do longo tempo. Ele (Jorginho) tem me cobrado bastante, fala para eu me condicionar, e quanto mais tempo tiver em campo, vou ajudar. Mas isso é com ele, se vai me usar no começo, meio ou fim - explica Eder.

De volta ao Cruz-Maltino neste semestre, o atacante sabia que o retorno seria gradualmente. Afinal, ele precisou ter implantado menisco de cadáver, que exigiru um processo lento de fisioterapia e evolução física. Apesar de ter participado de partidas contra São Paulo e Grêmio, em julho, o trabalho intensivo junto ao Caprres (centro médico do clube) precisou ser retomado.

- Ele chegou a jogar duas partidas em julho, mas nós fizemos novas avaliações e montamos um trabalho transdisciplinar para o Eder. Ele precisava ganhar massa muscular para protegê-lo de qualquer tipo de acidente que pudesse prejudicar o joelho dele. Nós refizemos a metodologia de trabalho, de acordo com as inovações tecnologias que o clube tem, e realizamos um trabalho didático, pedagógico. E hoje, antes do prazo que estipulamos, ele já está adequadamente preparado para os trabalhos de campo e um jogo normal. Ele voltou forte e veloz. O que nos deixa feliz é que ver no rosto dele a alegria de ser tratado desta maneira, com muita seriedade e respeito – explica Alex Evangelista, coordenador científico do clube, ao site do clube.

O processo de recuperação de Eder Luis para ajudar nesta reta final do Brasileiro teve, inclusive, a perda de peso do atacante. Contudo, o atacante já recuperou a massa muscular e, inclusive, aumentou a quantidade de massa muscular.

- Eu ganhei o que eu tinha pedido. Fiquei muito tempo sem atuar - lembra.