Botafogo x Vasco

(Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)

RADAR / LANCE!
05/05/2016
18:14
Rio de Janeiro (RJ)

A rivalidade no clássico entre Botafogo e Vasco é marcada por estar, invariavelmente, restrita às quatro linhas. Os dois clubes, que duelarão pela conquista do Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, trazem tantos momentos de união entre torcedores e quanto nos bastidores do futebol, que receberam uma designação: o Clássico da Amizade.

Embora o duelo já colecione décadas de bons jogos e momentos marcantes de união, o epíteto Clássico da Amizade surgiu apenas durante os anos 2000. A expressão foi uma forma de sintetizar a "paz" em torno de Botafogo e Vasco:

- A amizade sempre existiu. Nos anos 70, era comum as torcidas trocarem bandeiras, e, na época em que o Maracanã era separado por cordas, até a torcida de um clube passava com uma bandeira em punho pelo local destinado ao adversário - detalha o historiador de futebol carioca, Jefferson Gomes de Almeida, ao LANCE!.

A "amizade" também ocorreu na parte política. Desde o amadorismo do futebol carioca, Botafogo e Vasco se aliaram contra os demais clubes:

- Logo que o Vasco ganhou seu primeiro carioca, em 1923, clubes da Primeira Divisão o marginalizaram por ter uma equipe formada basicamente por negros, mulatos e semi-analfabetos, e teve que disputar. Porém, o Botafogo foi decisivo para uma volta do Cruz-Maltino. No período da briga entre profissionalismo e amadorismo, Vasco e Botafogo romperam com Flamengo, Fluminense e América, e criaram uma nova liga - recorda o historiador.

A amizade entre as torcidas e a maneira como são aliados nos bastidores do futebol permanece até os dias de hoje. Além do clima amistoso em torno do clássico, os dois clubes se aliaram à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Mas, no domingo, apenas um dos dois dará a volta olímpica com a taça do Campeonato Carioca nas mãos.

MOMENTOS DO CLÁSSICO DA AMIZADE

FUTEBOL AMADOR - 
Na década de 1920, um dirigente do Botafogo intercedeu pelo Vasco e melhorou sua relação com os outros clubes cariocas, que rejeitavam o Cruz-Maltino por colocar negros e analfabetos em suas equipes.

CRIAÇÃO DE LIGA - Em torno de uma briga entre profissionalismo e amadorismo no futebol carioca nos anos 1930, o Vasco se juntou ao Botafogo para criar a Federação Metropolitana de Desportos (FMD).

POSTURA EM RELAÇÃO À FERJ ATUALMENTE - Enquanto Flamengo e Fluminense têm desavenças com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Botafogo e Vasco mantêm um bom relacionamento e se tornaram aliados da entidade.