Vasco vai usar o CT João Havelange, em Pinheiral, no Rio de Janeiro

Vasco na última pré-temporada no CT João Havelange, em Pinheiral (Foto: João Matheus Ferreira/LANCE!Press)

David Nascimento
11/01/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

A cidade de Pinheiral, no sul do Rio de Janeiro, é considerado um refúgio em momentos conturbados pelo Vasco. Pelo quarto ano, o clube irá realizar a pré-temporada no CT João Havelange, que fica no município, tentando reencontrar a paz em um ano de reconstrução. O principal meta o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2017.

O deslocamento da delegação para Pinheiral acontece na noite desta segunda-feira, logo após a atividade programada para São Januário à tarde. Os jogadores iniciam os treinos no sul fluminense nesta terça-feira pela manhã, retornando ao Rio de Janeiro apenas após treino no dia 23. Para todo o período, o técnico Jorginho já decidiu por fazer diariamente três sessões com seus comandados.

Os jogadores do Vasco permanecem na cidade de Pinheiral até o dia 23, quando retornam para o Rio de Janeiro

O CT João Havelange é um dos mais equipados no Rio de Janeiro. A tranquilidade é típica de interior, os campos são no padrão Fifa, academia completa, alojamento, lago para pescar e até uma capela para orações em momentos complicados, onde é necessária pedir ajuda divina. O zagueiro Luan, ao site oficial do Vasco, comentou sobre a importância da ida da delegação para Pinheiral.

– Pinheiral é um lugar muito bom, acolhedor. É um local bom para treinar, bem reservado. Com muito trabalho, precisamos corrigir os erros que cometemos na última temporada. Que a gente possa tirar proveito de todos os treinamentos e ensinamentos que o Jorginho tem para nos passar – afirmou o zagueiro.

CT também é usado como refúgio pelos rivais

O CT João Havelange, além de ter recebido o Vasco quatro vezes, também acomoda rivais da equipe de São Januário. Delegações do Flamengo e do Botafogo também acumulam passagens pelo local nos últimos anos, seja na pré-temporada em janeiro ou de período de treinos ao decorrer dos meses.

O local fica a apenas 90 quilômetros do Rio de Janeiro. Há um refeitório com capacidade para cerca de 120 pessoas, vestiários, heliponto, e outras regalias para uma área de terreno de cem mil metros quadrados. Um consultório médico está em fase final de construção para facilitar ainda mais a vida dos hóspedes.

Diretor executivo do CT João Havelange desde a primeira ida do Vasco para o local, Guto Nader, conversou com o LANCE! na época e falou sobre as instalações em Pinheiral.

– Temos uma estrutura que vai atender muito bem aos clubes, pois tudo está voltado para a preparação dos jogadores. Não é apenas hotel. Há privacidade. As equipes do Rio de Janeiro não vão mais precisar fazer viagens longas, pois há o nosso espaço à disposição para os períodos que forem necessários – afirmou.

INSTALAÇÕES DO CT

Casa Sede
Baia de cavalos
Área de lazer, piscina e jacuzzi
Refeitório
Salão de Jogos
Auditório
Heliponto (ilha)
Acomodações
Vestiário Master
Vestiário Visitante
Área Mista
Área de banho
Rouparia
Templo para 200 pessoas
Campo reduzido natural
Dois campos padrão Fifa
Caixa de areia
Academia
Fisioterapia
Tribuna de Honra
Sala de imprensa
Em fase final de construção: instalações do SPA e consultório médico