Julio dos Santos

Julio dos Santos não balança as redes desde 2014 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Matheus Babo
19/02/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Muitos torcedores foram pegos de surpresa quando o técnico Jorginho decidiu testar Julio dos Santos como primeiro volante durante os treinamentos da pré-temporada. Nas arquibancadas, o comportamento foi parecido. A paciência com o paraguaio não é das maiores, até algumas vaias já ecoaram neste Campeonato Carioca, mas se depender dos números, o camisa 5 vascaíno e a confiança do treinador nele mostram que não vai ser fácil Julio sair do time.

Posto no time justamente para melhorar a qualidade no passe e a saída de bola da equipe, Julio dos Santos é quem tem o melhor aproveitamento neste quesito. Dos 182 passes que tentou nesta temporada, ele obteve êxito em 168 (índice de acerto é de 92,3%). Com a nova função em campo, vieram novas responsabilidades, como a marcação. E aí é que está o grande número exaltado por Jorginho: ele é o segundo jogador que mais desarmou na competição. Foram 13.

– É um jogador extremamente criativo, tático, que tem muita consciência profissional. Ele tem ido bem no combate, temos que ressaltar isso. Nessa questão de vaias da torcida, ele é experiente para não ligar. Estou bem satisfeito com o posicionamento e as atuações dele – defendeu o técnico Jorginho, após um jogo em que Julio foi perseguido pela torcida.

Mas não são em todos os quesitos que o paraguaio tem ido muito bem. Ele é o líder de faltas cometidas no Campeonato Carioca. Foram 16 em quatro jogos. Média de quatro por partida. No entanto, os cartões estão aparecendo pouco. Até agora, ele só foi amarelado em uma partida. Esse pode ser explicado até pela nova função de Julio dos Santos em campo. Mais recuado, ele tem participado muito mais do combate aos adversários.

NÚMEROS LANCE-FOOTSTATS

JULIO DOS SANTOS

Passes certos - 168
Passes errados - 14
Desarmes - 13
Faltas cometidas -16
Posse de bola - 5​'28"