David Nascimento
16/11/2016
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

Com o acesso a ser selado provavelmente no fim de semana, o Vasco já está atento para a próxima temporada. E o primeiro setor que está sendo tratado de ser reforçado pela diretoria é o ataque. Um nome levantado em São Januário no fim do primeiro semestre ganhou nova força para o projeto 2017: Luis Fabiano, o Fabuloso.

Após a saída de Riascos no fim do Carioca, em maio, o Vasco iniciou o martírio de encontrar um substituto que correspondesse em campo. Mirou Leandro Damião, Grafite e o próprio Luis Fabiano, mas o trio não vingou nas conversas por questões financeiras e pelo fato de a equipe ainda ter a Série B toda pela frente. Junior Dutra e Éderson acabaram sendo os contratados para o setor.

Especificamente em relação ao Luis Fabiano, de 36 anos, o Vasco deveria entrar em um acordo também com o Tianjin Quanjian, da China, que tinha os direitos. Agora, o atacante está sem clube e quer retornar ao Brasil. Os contatos iniciais foram considerados proveitosos pelos envolvidos.

No Vasco, o projeto é o de Luis Fabiano retomar uma projeção no futebol brasileiro, aproveitando da estrutura do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres), local que fez Nenê e Rodrigo, com idade similar ao do atacante, manterem o bom rendimento em boa parte da temporada. Os vencimentos seriam semelhantes, na casa de R$ 200 mil.

A cúpula do Vasco não tem pressa para resolver o assunto, até por conta da temporada ainda estar em disputa. Uma evolução deve surgir somente com o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O planejamento para 2017 começou e o projeto Fabuloso tem condição de deslanchar.


A VIDA E CARREIRA DE LUIS FABIANO


Dados pessoais
Luis Fabiano Clemente nasceu no dia 8 de novembro de 1980 (tem 36 anos) na cidade de Campinas, em São Paulo. É conhecido no futebol pelo apelido de Fabuloso.

Base
No Guarani, na temporada de 1994, Luis Fabiano deu os seus primeiros passos no futebol nas categorias de base. Nas divisões anteriores ao profissional ainda passou por Ituano e Ponte Preta.

Início profissional
Foi em 1998 que Luis Fabiano teve o seu início como jogador de futebol profissional, na Ponte Preta. Ficou na equipe dois anos, antes de se transferir para o Rennes, da França.

São Paulo
Luis Fabiano ganhou a maior proporção no cenário do futebol do Brasil enquanto defendeu o São Paulo. Esteve na equipe paulista em dois períodos, o último até o ano passado, antes de sair para o Tianjin Quanjian, da China.

Seleção Brasileira
Ainda teve passagens pela Seleção Brasileira. O ponto mais alto que Luis Fabiano chegou pelo futebol do país foi na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul.