Ederson

Éderson, que marcou na estreia, treinou ontem entre os titulares (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

LANCE!
28/07/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

A incógnita sobre o retorno de Nenê para a partida contra o Criciúma, sábado, em São Januário, seguiu no treino de ontem. Como ainda não tem a garantia do camisa 10 (veja mais ao lado), Jorginho já começa a idealizar o time que vai a campo. E o esquema adotado poderá ser ofensivo contra a equipe catarinense, o que poderá ajudar os atacantes vascaínos a elevarem o número de gols marcados na Série B.

O Vasco tem, ao lado do Náutico, o melhor ataque da competição com 29 gols. No entanto, os atacantes não estão balançando a rede de forma regular, tendo marcado apenas oito vezes, o que dá a contribuição de 27,5% de participação no quesito.

Leandrão foi o mais efetivo do grupo, com três gols marcados. Curiosamente ele, que já tinha deixado o time titular nos últimos três jogos, deverá perder ainda mais espaço. Isso porque Éderson, que atuou por apenas 45 minutos, já fez o seu. Além dele, Caio Monteiro, Eder Luis, Thalles (que começou jogando nas últimas partidas) e Riascos, que atuou apenas na rodada inicial, também balançaram a rede adversária em apenas uma oportunidade.

Até os zagueiros, que em tese têm mais a missão de evitar gols, estão mais efetivos. Luan, que está na Seleção Olímpica, marcou quatro gols, enquanto Rodrigo fez o seu em três oportunidades, sendo dois deles fundamentais para as vitórias sobre Londrina e Bragantino.

Jorginho talvez pense que com três atacantes em campo, o setor deslanche de vez. Até porque o artilheiro do Vasco na Série B é justamente Nenê, com 10 gols.
– Não acho que seja falta de empenho dos atacantes. Os jogadores treinam muito a finalização. O Éderson marcou um gol importante no último jogo. Eles se cobram, mas o importante é que eles estão ajudando o nosso time, seja sofrendo faltas, por exemplo. Mas isso pode ser passageiro – afirmou o lateral Madson.

Inspiração para os atacantes do Gigante da Colina não falta. Afinal de contas, o clube é conhecido em sua história por formar grandes artilheiros do nosso futebol.

Júnior Dutra pode estrear 
O esquema com três atacantes pode não ser a única novidade no setor para o duelo contra o Criciúma. Júnior Dutra, outro reforço contratado recentemente para o ataque, também poderá fazer a sua estreia na partida de sábado.

Durante a semana, ele tem participado normalmente das atividades com o restante do grupo. Como já está regularizado, ele tem grandes chances de ser relacionado por Jorginho pela primeira vez.

Se isso acontecer, ficará a expectativa pela sua utilização durante o andamento do duelo contra os catarinenses.

Ranking dos atacantes vascaínos na Série B
Leandrão 3 gols
Thalles 1 gol
Eder Luis 1 gol
Caio Monteiro 1 gol
Riascos* 1 gol
Éderson 1 gol
Jorge Henrique 0
Júnior Dutra** 0